Ato reúne parlamentares e especialistas em defesa da agricultura familiar
19/04/2012 20:04 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: José Antonio Teixeira




"A agricultura familiar vem ganhando peso nas políticas públicas do Estado, com programas para fortalecimento de crédito e de compra da produção da agricultura familiar pelo governo, tanto federal como o estadual, além das prefeituras", afirmou o deputado Simão Pedro (PT), que coordenou, na manhã desta quinta-feira, 19/4, encontro pelo "Dia de Luta em Defesa da Reforma Agrária", organizado pela Frente Parlamentar pela Reforma Agrária e Agricultura Familiar. Também esteve presente o deputado Marcos Martins (PT).
Simão Pedro declarou que fortalecer a agricultura familiar tem caráter estratégico, uma vez que o setor produz e gera mais postos de trabalho que o agronegócio, o que, segundo, o deputado, já está comprovado.
O seminário foi idealizado para discutir a possibilidade de ampliar as áreas disponíveis para a agricultura familiar, através da reforma agrária. Segundo Simão Pedro, as terras no Estado de São Paulo são caras, então desapropriá-las exigiria um grande esforço orçamentário",
Dessa audiência, conforme explicou o deputado, deverão surgir conclusões e encaminhamentos para tentar resolver o problema de desapropriação de terras, que deve ser ampliada, tanto pela União quanto pelo Estado. Os encaminhamentos das conclusões devem ser encaminhados para a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e para o Incra, para que tenham sequência outras desapropriações que permitam a expansão da agricultura familiar.
Para Marcos Martins, que é oriundo do interior do Paraná, o Brasil "é um país de todos, principalmente daqueles que cuidam da terra".
Um dos palestrantes, o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, lembrou da criação do protocolo que reforça a comercialização da produção dos assentamentos familiares em São Paulo, de forma a garantir sua subsistência. Ele informou que já existem propostas sendo oficializadas pelo governo do Estado de São Paulo, que vai começar a comprar a produção dos pequenos assentados, quilombolas, pescadores e indígenas. "São programas importantes, que geram renda ao produtor rural, com a finalidade de melhorar sua qualidade de vida", disse Pilla.
Falando da autorização para a comercialização da produção dos assentamentos familiares em São Paulo, o superintendente regional do Incra/SP, Alberto Paulo Vásquez, destacou que o importante é reafirmar que a ocupação dessas terras que foram recadastradas como públicas dá a oportunidade a novos assentamentos, além de garantir a renda familiar de um número maior de pessoas.
Padre Severino, da Comissão Pastoral da Terra, lembrou que a distribuição de terras tem que ser socializada, atendendo ao que está previsto na Constituição Federal. Para ele, isso tem que ser feito através da reforma agrária.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações