Colaboração é tema da Feira Apas 2012
07/05/2012 20:39 | Da redação Monica Ferrero - Fotos Roberto Navarro



Em cerimônia realizada na tarde de 7/5, foi aberto em São Paulo o Apas 2012 " 28º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, que contou com a presença, além de empresários do setor, do governador Geraldo Alckmin e do presidente do Legislativo paulista, Barros Munhoz, além dos deputados estaduais Orlando Morando, Célia Leão, ambos do PSDB e Itamar Borges (PMDB). O tema escolhido para o evento, considerado o maior do mundo do setor, foi colaboração.
Na abertura do congresso, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, disse ser uma meta permanente do setor a responsabilidade social e a sustentabilidade na busca do fim da cultura do desperdício. Ele destacou ainda a importância dos avanços tecnológicos e considerou uma ação de sustentabilidade ambiental a proibição das sacolinhas plásticas.
CCGuerra fiscal
"Se eu tivesse que levantar uma bandeira aqui hoje seria a da luta contra a guerra fiscal. Acho que não há nada mais pernicioso no Brasil de hoje, principalmente para nós, paulistas. Mas há solução", disse o presidente Barros Munhoz em sua saudação aos empresários do setor supermercadista. Ele também elogiou a presidente Dilma Rousseff por "bancar" a eliminação dos subsídios dos portos. Segundo Munhoz, a medida era prejudicial ao país. Na opinião do presidente da Assembleia, Dilma Rousseff foi corajosa e demonstrou competência por enfrentar "um problema crônico de nosso país, a questão de spreads bancários. Não há economia no mundo que suporte uma taxa de juros como essa".
Por fim, Munhoz destacou a importância do agronegócio para a economia nacional, que considerou um segmento de máxima importância. "O agro é a base de negócio e a base do desenvolvimento, é mais que a âncora verde, é o sustentáculo do Brasil". "Por isso", continuou o presidente, "a agricultura precisa cada vez mais ser incentivada, protegida e garantida, assim como é em todo pais desenvolvido do mundo, sem exceção".
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, salientou a importância da questão tributária e do descarte correto de resíduos. Lembrou que o setor supermercadista emprega mais de 320 mil pessoas, o que torna importante a qualificação profissional do setor.
Após considerar a redução das taxas de pobreza no Brasil, com o aumento da inclusão social, uma estratégia de desenvolvimento social, assim como a recente redução das taxas de juros, a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) convidou os presentes para visitar na feira o estande que reúne agricultores familiares.
Campanhas e cidadania
Deputado estadual e vice-presidente da Apas, Orlando Morando destacou as campanhas De Olho na Validade e de proibição da venda de álcool para menores como exemplos de como a sociedade civil organizada pode atuar. Ele elogiou também a isenção de ICMS dada pelo governo do Estado a alguns produtos alimentícios, como pães e massas.
Sobre o tema colaboração, inteligência compartilhada criando valor para o consumidor, tema da Apas 2012, usaram da palavra o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Sussumo Honda, o presidente da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), João Carlos de Oliveira, e o presidente da Brasil Foods, José Antonio Fay. Representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade, Eduardo Jorge, citou recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que aponta que 94% da população brasileira se preocupa com o ambiente, mas apenas 18% tomam alguma atitude.
Estavam presentes ainda os secretários estaduais de Gestão Pública, Davi Zaia; de Agricultura, Mônika Bergamaschi; da Fazenda, Andrea Calabi; e da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa Aruda. Também marcaram presença deputados federais, prefeitos, vereadores, dirigentes da Apas e donos de supermercados.
A Feira Apas 2012 seguirá até o próximo dia 10/5 no Expo Center Norte, na capital. Paralelamente acontece o 28º Congresso de Gestão em Supermercados, com cerca de 100 palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais que abordarão questões de importância para a atividade do abastecimento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações