Despoluição dos rios paulistas é tema de audiência
16/05/2012 20:20 | Da redação - FOTO: Roberto Navarro




Por iniciativa dos deputados petistas Ana do Carmo, Antonio Mentor, Enio Tatto e Donisete Braga, aconteceu nesta quarta-feira, 16/5, a audiência Despoluição dos Rios " Avanços e Desafios, no auditório Teotônio Vilela.
Donisete Braga abriu os trabalhos dizendo que, apesar dos esforços e dos recursos empregados, constitui ainda um grande desafio melhorar a qualidade das águas dos rios Pinheiros e Tietê. Lembrou que muitos municípios da região metropolitana não fazem coleta e tratamento de esgotos, despejando in natura toda essa carga poluente nas águas dos principais rios que cortam a capital paulista. Disse que é necessário esforço conjunto dos governos municipais, estadual e federal para que esse anseio da população venha a ser realidade.
Participaram do debate, além dos promotores do evento, o deputado Orlando Morando (PSDB); o representante do Movimento em Defesa da Vida, Virgílio de Faria; o professor coordenador da Faculdade de Saúde Pública da USP, Pedro Mancuso; o presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), Ricardo Borsati; João Baptista Comparini, representando a Sabesp; José Carlos Karabolad, representando a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos; além de vários técnicos e representantes de entidades da sociedade civil.
Sistema Cantareira
O deputado Antonio Mentor destacou, durante suas intervenções, a questão da flotação do rio Pinheiros, abandonada recentemente pelo governo estadual por não produzir os efeitos desejados. Também citou o comprometimento das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí em função da necessidade do abastecimento de água para a capital por intermédio do sistema Cantareira.
Os investimentos e os avanços conseguidos ao longo dos governos do PSDB, segundo Orlando Morando, expressam o comprometimento do Executivo com a questão, embora os desafios ainda sejam significativos.
Ocupações irregulares
Devido à sua complexidade, é necessário que as ações sejam integradas e conjuntas " foi o que ponderou a deputada Ana do Carmo. "A rede de coleta e tratamento de esgoto tem de ser ampliada, evitando o comprometimento dos rios. Hoje é necessário um amplo programa de remoção das famílias instaladas nas beiras dos córregos, represas e rios, com a construção de moradias dignas. A falta de fiscalização dos governos criou tal situação, que favoreceu a ocupação", afirmou.
A parlamentar informou que esse grupo de parlamentares pretende continuar a promover encontros para aprofundar o debate e manter a cobrança de solução dos problemas junto ao Estado e aos municípios.
Flotação do Pinheiros
Apesar das críticas à flotação, o presidente da AMAE afirmou que o levantamento dos dados, realizado durante este período, é rico quanto à quantidade e à especificidade dos poluentes que são despejados nos rios, sendo uma base de dados a ser consultada quando da análise de outras propostas técnicas. Ricardo Borsani informou que a Emae está implementando licitação destinada à remoção de todos os equipamentos utilizados na flotação, ao longo do rio Pinheiros, e contratando consultoria para estudar a melhor forma de destinar o lodo retirado do rio. Estendeu-se, afirmando que a geração de energia não é o foco prioritário " nem a motivação principal " das ações voltadas à despoluição do rio. "Nosso objeto é a melhoria da qualidade das águas. E a geração de energia pode ser o financiador parcial dos projetos de despoluição", disse.
Os representantes da Sabesp e da Secretaria de Saneamento destacaram as ações em curso para universalizar a oferta de água de qualidade a todos os municípios paulistas, atingindo a totalidade dos índices de captação e tratamento de esgoto.
A ampliação da capacidade das estações de tratamento; a construção de estações menores, que possam atender regiões mais isoladas; o financiamento das ligações de esgoto para famílias carentes; e a remoção de famílias em áreas críticas foram alguns dos programas apresentados. Tais programas, segundo os representantes, estão dimensionados para garantir, até o final da década, índices próximos da totalidade na oferta de água e no tratamento do esgoto.
Quanto a questionamentos relativos à demora na execução de obras e extensão das redes, os técnicos atribuíram à morosidade dos processos burocráticos a demora na captação de recursos, além da complexidade própria das ações.
O professor Mancuso chamou a atenção para as dificuldades na oferta de água, tanto para o abastecimento quanto para ajudar na diluição de poluentes. Afirmou que esta é uma questão de saúde pública, além do componente ambiental e social que envolve.
O deputado Donisete Braga, ao encerrar a audiência, agradeceu aos debatedores e ao público. Ele afirmou que outros encontros acontecerão para aprofundar os debates e contribuir na busca de soluções para os vários aspectos da questão. (PM)
João Batista Comparini, Pedro Mancuso, Donisete Braga, Ricardo Borsari, José Carlos Karabolad e Orlando Morando
Público composto por técnicos e representantes da sociedade civil
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações