Presidente da Assembleia recebe medalha na Academia do Barro Branco
18/05/2012 20:30 | Da redação Vera boldrini Foto Marcia Yamamoto



Na manhã de 18/5, o presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, e outras autoridades foram agraciados com a medalha Cadete Ruytemberg Rocha, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital paulista.
Munhoz dedicou a homenagem recebida aos outros 93 deputados que integram a Assembleia, que considerou mais merecedores do que ele próprio. Ele lembrou que na Assembleia há 16 partidos e grande diversidade de ideias, por isso é muito difícil haver unanimidade de opiniões sobre um determinado assunto. Entretanto, uma unanimidade entre os 94 deputados paulistas, segundo Munhoz, é o sentimento que eles têm pela Polícia Militar do Estado de São Paulo: "respeito, admiração e consideração". E acrescentou: "é em nome do Parlamento paulista que recebo, com muita humildade, essa homenagem prestada pelo núcleo Cadete Ruytemberg Rocha".
Munhoz reverenciou o combatente constitucionalista que nomeia a medalha, lembrando que seu pai também foi combatente e assim Munhoz aprendeu a cultuar o espírito de 32. Além disso, o presidente da Assembleia frequentou a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, à qual também pertenceram os heróis da Revolução de 32: Martins, Drauzio, Miragaia e Camargo. "Eles ofereceram a própria vida em defesa da causa constitucionalista", observou Munhoz que, na época em que era prefeito de Itapira, a Revolução era comemorada na cidade. Munhoz agradeceu "por vivermos num país democrático, onde não se dão mais essas disputas que contrapõem irmãos, e assim podemos seguir com a esperança de um futuro melhor".
Academia e medalha
Neste ano a Academia do Barro Branco comemora 80 anos da Revolução Constitucionalista de 32, conflito no qual os paulistas defendiam a convocação de assembleia nacional constituinte para edição de uma nova carta magna, conforme lembrou o comandante da Academia, coronel PM José Maurício Weisshaupt. Na época, os cadetes foram designados para diferentes frentes de luta no Estado de São Paulo. Em uma dessas frentes pereceu o cadete Ruytemberg Rocha, que integrava o Batalhão de Voluntários Marcílio Franco. Sua missão foi defender as trincheiras ao redor da cidade de Buri, no interior. "Militar dedicado, comandou com maestria seus homens", destacou o coronel PM. Segundo ele, já em seu primeiro combate o cadete foi abatido com um tiro na cabeça.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações