70% dos presos que cumprem pena voltam a cometer delitos

A informação é do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud): 70% dos presos que cumprem suas penas voltam a cometer delitos. "Isso prova que construir presídios e mais presídios dentro do Estado de São Paulo não vai resolver o problema da criminalidade", disse a deputada Ana Perugini (PT), nesta quinta-feira, 17/5, em Itapetininga, no fórum de debates sobre o projeto de lei de sua autoria que prevê compensação aos municípios que abrigam ou venham a abrigar unidades prisionais.
Para se ter uma ideia da atual conjuntura do sistema prisional no Estado, existem 151 unidades prisionais, em 81 municípios, segundo dados disponíveis no site da Secretaria de Administração Penitenciária. A deputada informou ainda que está em curso um plano de expansão: são 15 novas unidades em construção; duas em processo de licitação; oito em trâmites preparatórios para licitação; cinco aguardando decreto de utilidade pública; e 12 áreas em estudo.
Com a chegada dos presídios, todo o sistema de segurança da cidade fica comprometido, afirma a parlamentar, uma vez que há um aumento de processos nos fóruns e aumento da criminalidade em decorrência da retirada da Polícia Militar das ruas para fazer escoltas de presos. "E o pior disso tudo, é que o governador manda os presídios, mas não manda um só delegado a mais, não manda sequer um policial militar, escrivão de policia, investigador, nada", desabafa a deputada.
aperugini@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações