Trem de passageiros São Paulo-Sorocaba deve estar pronto em 2018
21/05/2012 18:00 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Em audiência com os deputados estaduais Maria Lucia Amary (PSDB), Carlos Cézar (PSC) e Hamilton Pereira (PT), o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou que o trem regional de passageiros, entre Sorocaba e São Paulo, deve começar a funcionar em 2018. Na reunião realizada em 17/5, foi apresentada aos parlamentares uma prévia do projeto funcional, que deverá ser concluído entre o final de julho e início de agosto de 2012.
"Concluído o projeto funcional, faremos uma audiência pública para debatê-lo com a sociedade, o que deve ocorrer por volta do mês de setembro", explicou o presidente da CPTM, Mário Bandeira. "Nossa expectativa é de lançar, em dezembro, o edital de licitação para o projeto executivo", completou.
Segundo Mário, a elaboração do projeto executivo deve durar 24 meses, enquanto a execução das obras, avaliadas em R$ 6 bilhões, deve durar cerca de 36 meses. A previsão é de que o material rodante e a operação da linha sejam viabilizados através de parceria público-provada (PPP). O presidente da CPTM explicou que o projeto funcional está sendo discutido com a prefeitura de Sorocaba e indicará as diretrizes para o projeto executivo.
Percurso do trem
O trem deverá percorrer os 92 km entre Sorocaba e São Paulo a uma velocidade média de 120 quilômetros por hora, sendo que a velocidade máxima ficará em torno de 160 a 180 km/h. Em Sorocaba, estão previstas duas estações, sendo uma na antiga estação da Estrada de Ferro Sorocaba (EFS), cuja concretização dependerá de uma negociação com a América Latina Logística (ALL), responsável pela linha naquele trecho.
"A outra estação será no bairro de Brigadeiro Tobias, para atender ás pessoas que vêm de outras cidades", explicou o secretário. "Nesse bairro também ficará a oficina do trem e haverá todo um complexo comercial e de estacionamento para atender ao público", completou. A CPTM também está realizando um levantamento da demanda que indicará a instalação, ou não, de um ponto de parada em São Roque.
Segundo os técnicos, a linha atual não poderá ser utilizada para o trem de passageiros por ter sido projetada para uma velocidade menor e, portanto, ter raios de curvas menores. O diretor de planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo, explicou que haverá o compartilhamento da faixa de domínio da estrada de ferro, porém não da via.
O trem terá capacidade para 600 passageiros sentados e o trecho entre São Paulo e Sorocaba deverá ser percorrido em 40 minutos. Os parlamentares de Sorocaba destacaram a importância de o projeto ser debatido na cidade, no próximo dia 28/5, durante a audiência pública da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano que debaterá o desenvolvimento regional.
"Esse é um projeto que só traz benefícios para a região e para o Estado de São Paulo, com economia de tempo para os usuários, preservação de recursos naturais e desafogamento do trânsito nas rodovias", avaliou Hamilton Pereira.
"Sorocaba, uma cidade que está a todo vapor, deixará de ter como via de transporte única a rodovia, o que facilitará o turismo de negócios e a locomoção dos trabalhadores", disse a deputada Maria Lúcia Amary. "A iniciativa é nobre, pois a realidade da rodovia Castello Branco, que vira avenida em vésperas de feriado, é a de que, em algumas décadas, estará intransitável", declarou o deputado Carlos Cézar.
hpereira@al.sp.gov.br
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