Professores da rede estadual debatem a Lei do Piso Nacional


Por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), foi realizada nesta quarta-feira, 23/5, reunião com a participação de professores da rede oficial de ensino estadual para discutir a Lei 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os integrantes do magistério público da educação básica.
O encontro serviu para esclarecimento de alguns itens da lei, como a forma de aplicação dos salários, natureza pedagógica e melhoria da qualidade do ensino, o andamento dos processos judiciais colocados pela instituição e questões gerais do tema. Além disso, tendo a lei sido aprovada em 2008, os professores apelam pela reposição imediata das perdas. Também foi tema de discussão a jornada extraclasse, assunto com entendimentos diferentes por parte do Estado e dos professores. Enquanto autoridades do Estado afirmam que se anteciparam à lei e já cumprem o limite de 2/3 da carga horária para atividades de aprimoramento da qualidade do ensino, as entidades que representam os professores afirmam que o cálculo correto é o previsto na lei do piso.
Segundo representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), apesar de ser uma lei federal aprovada em 2008, não há nos orçamentos municipal e estadual previsão de verba que contemple a nova determinação legal.
O secretário geral da Apeoesp, Fábio Santos de Moraes, defendeu que a jornada do piso refira-se ao salário pago pela jornada semanal de 40 horas.
A presidente da Apeoesp, Maria Isabel Noronha, explicou que já realizou em vários estados da federação reuniões pela efetivação e aplicação da Lei 11.738/2008. Ela quer, como representante da classe, se assegurar da obrigatoriedade do cumprimento da lei.
Paulo Roberto Lemgruber Ebert, advogado que presta assessoria à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o assessor jurídico da Apeoesp, Cesar Pimentel, abordaram os aspectos jurídicos das reivindicações e do andamento da legislação nos tribunais federal e estadual.
Salomão Ximenes, representante da Ação Educativa " associação civil que apoia educadores, jovens e agentes culturais " defendeu que, na aplicação da lei, os agentes governamentais devem fazer sua interpretação correta nos estados, o que deve ser verificado, destacando que a discussão não é apenas por uma campanha salarial, mas trata-se de discutir a instituição de um sistema nacional de educação, que será responsável por determinar padrões de qualidade em todo o território brasileiro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações