Audiência pública analisa projeto que altera o mosaico da Estação Ecológica da Juréia-Itatins
Entre as mudanças que a região da Jureia " importante reserva florestal no sudeste de São Paulo com uma extensão de 79 mil hectares " vem sofrendo desde sua fundação, no começo do século 16, duas foram determinantes para o isolamento da região: o fim do ciclo do ouro, em 1780, quando a mineração se transferiu para Minas Gerais por exaustão do metal na foz do rio Ribeira, superado com o cultivo de arroz na região, que por sua qualidade era exportado para a Europa; e o assoreamento do porto construído no governo de dom Pedro 2º, o Valo Grande, que impediu as embarcações de se aproximarem. O fato positivo desse isolamento foi a preservação das florestas e dos manguezais. A população que lá habitava, e a que veio a se fixar na região, aprendeu a viver do manejo da flora e da fauna.
Estação Ecológica
A reserva foi instituída em 1986, depois de intensa mobilização da opinião pública e, graças a essa reserva, a serra da Jureia é o lugar mais preservado do litoral de São Paulo, enquanto os municípios vizinhos perderam grande parte de sua mata original. Entretanto, como reclamaram na audiência diversos moradores dos municípios que compõem o mosaico, com a instituição da reserva, as atividades de manejo tornaram-se proibidas e os moradores, impedidos de ganhar o seu sustento. Vídeos apresentados na audiência, alguns feitos há mais de 20 anos, apresentam moradores reclamando principalmente dessa proibição.
Para tentar resolver essa questão, o deputado Hamilton Pereira, que compôs a mesa coordenadora do evento, apresentou, em 2004, o PL 613, alterando os limites da estação ecológica, excluindo áreas pertencentes à reserva e transformando-as em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. O projeto foi sancionado e transformado na Lei 12.406/2006, mas sua eficácia foi suspensa por Ação Direta de Inconstitucionalidade (afronta aos artigos 5º, 24, 111, 144, 191 e 196, todos da Constituição Estadual) proposta ao Tribunal de Justiça de São Paulo pelo Ministério Público paulista. A lei foi vetada por vício de origem (projetos dessa natureza devem ser apresentados pelo Executivo) e, também, "por ter descaracterizado a estação ecológica, sem que houvesse estudos técnicos suficientes", conforme declarou à época o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Rebello Pinho, que também citou como motivo da derrubada do projeto pelo TJ o fato de que a norma garantiria aos invasores do local permissão de uso, anistiando-os.
Situação atual
Na audiência desta quinta-feira, 24/5, o diretor de operações da Fundação Florestal, Boris Alexandre Cesar, explicou detalhes do PL 60/2012, de autoria do Executivo, que cria o novo mosaico da Jureia, que contém Reservas de Desenvolvimento Sustentável, as RDS, que são "áreas naturais que abrigam populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidas ao longo de gerações e adaptadas às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica".
Parte dos problemas que levaram a Justiça a derrubar o projeto de autoria de Hamilton Pereira foi sanada. O vício de origem já não existe. Mas, ao que tudo indica, já que durante a audiência não foram citados "estudos técnicos suficientes", parte permanece. Resta esperar que a vontade dos presentes à audiência " habitantes de toda a região da Jureia, representantes de associações de moradores, técnicos, deputados e o Executivo " possa influenciar decisivamente o Judiciário a aceitar as RDS como proteção suficiente contra a degradação do meio ambiente.
Estavam presentes à audiência, além dos já citados, os deputados Samuel Moreira (PSDB) e Adriano Diogo (PT) entre outros.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações