Saúde e direitos dos animais são temas de projetos na Assembleia
25/05/2012 18:50 | Da redação Blanca Camargo


A Coordenadoria Especial de Proteção a Animais Domésticos, criada nesta quinta-feira, 24/5, pelo prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, trouxe novamente à discussão a atenção à saúde dos animais e o respeito a seus direitos. A medida municipal prevê, inclusive, a construção do primeiro hospital público para cães e gatos, no bairro do Tatuapé, zona leste, para atender animais domésticos de famílias de baixa renda.
Na Assembleia, tramitam inúmeras iniciativas parlamentares que tem por objetivo cuidar e defender os direitos e a saúde dos animais. Semelhante à medida municipal, projeto do deputado Feliciano Filho (PV) torna obrigatório no Estado o atendimento veterinário gratuito aos animais domésticos de pessoas carentes (Projeto de Lei 478/2010). A proposta já recebeu aprovação na Comissão de Saúde e presentemente está sob análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Segundo Feliciano Filho, "a proteção dos animais, além de ser uma questão humanitária, é questão de saúde pública, já que o atendimento veterinário gratuito aos animais da população de baixa renda evitará que algumas zoonoses possam contaminar pessoas que não têm acesso a clínicas particulares." Para ele, com a aprovação da medida, além de prevenir doenças, pode-se diminuir o sofrimento de famílias que não tenham meios de assumir os custos com tratamento veterinário. "Estes órgãos", afirma o deputado, "poderão firmar convênios com as faculdades de medicina veterinária, promovendo além do atendimento gratuito, estágios para seus alunos."
Delegacia e campanhas
A instalação da Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos contra os Animais é o que prevê o PL 1.207/11, do deputado Jooji Hato (PMDB). A ação da delegacia será registrar, investigar, abrir inquérito e adotar procedimentos policiais necessários para a defesa dos animais contra abusos, violência, crimes, maus-tratos, venda ilegal, exposição indevida e outras condutas cruéis. A proteção estende-se a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
Hato também apresentou projeto prevendo a instalação de um disque-denúncia gratuito de maus tratos a animais para receber reclamações referentes à violência ou crueldade praticada contra eles (PL 206/2012).
Campanhas de conscientização e de adoção são propostas do deputado José Bittencourt (PSD), através dos projetos de lei 42 e 84, ambos de 2012. O PL 42/12 trata da veiculação de mensagens educativas de conscientização de proteção, maus tratos e abandono de animais, através dos meios de comunicação de massa. A medida discrimina como devem ser realizadas campanhas nas tevês e na mídia eletrônica e escrita, em funcionamento no Estado. No caso das tevês, inserção de programa de cinco minutos ou inserções fracionadas de, no mínimo, 30 segundos cada até completarem cinco minutos, a serem veiculados entre às 8h e às 20h. Na imprensa escrita e na internet, as campanhas deverão ocupar 10% do espaço disponível para publicidade. O projeto estabele ainda multa de 750 Ufesps pelo descumprimento da determinação.
O estabelecimento do Dia Adotanimal a constar do calendário oficial do Estado, a cada ano, em 30 de janeiro, é o que determina o Projeto de Lei 84/2012. O projeto foi inspirado, segundo seu autor, na feira Adotanimal, realizada anualmente em Santo André, que bateu recordes de adoção em 2011 e em 2012.
O tramite e a íntegra dos projetos podem ser consultados pelo Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações