Museu de Arte do Parlamento de São Paulo " Toyota


Partidário incontestável das artes na vida comunitária, a visão de conjunto de Yutaka Toyota tem influenciado fortemente uma plêiade de artistas mais jovens. Empregando os meios mais simples, consegue descobrir efeitos óticos de movimento e de transparência nos quais o elemento movimento é, muitas vezes, limitado à superfície ou à combinação de superfícies geralmente côncavas.
Demonstrando grande interesse pelas possibilidades oferecidas pela tecnologia moderna, da qual também retira conclusões de envergadura, o artista consegue dar uma base teórica tanto à escultura cinética quanto à optical art.
Habituado à ordem matemática, às construções tecnológicas e, portanto, contrário às improvisações, Toyota obtém efeitos de luz aérea, cuja abstração faz apelo a uma luz metafísica. Trata-se, sem dúvida, do mais ilustre produtor de escultura "visual e cinética", realização de uma op art de insuperável virtuosismo cromático e formal; obras, portanto, de pura e simples, mas estupenda, feitura.
Outro grande aspecto de sua pesquisa é o rigor metodológico, bem como a rigidez da composição que exalta. Tanto os valores cromáticos " sempre notáveis em sua obra ", quanto o desenvolvimento e o entrelaçamento de algumas formas, são tão originais quanto eficazes.
Em suas obras, as formas geométricas, absolutamente objetivas, sugerem no nível perceptivo sensorial grandes ilusões ópticas criadoras de paisagens projetadas e em contínuo movimento, dependendo do ângulo do observador.
A obra Espaço x Infinito, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete perfeitamente a visão desse artista, que cumpre assim a tentativa de conseguir e obter, através de "gradientes estruturais" ou tramas estruturais diversas, efeitos de caráter psicológico, mas de uma estética bem definida.
O artista
Toyota, nome artístico de Yutaka Toyota, nasceu em Yamagata, Japão, em 1931. Formou-se na Universidade de Artes de Tóquio e emigrou para o Brasil em 1958, tendo trabalhado em Buenos Aires, Argentina, entre 1960 e 1961.
Realizou trabalhos tridimensionais (murais e esculturais) em Milão, na Itália, e em 1969 voltou para o Brasil, onde se naturalizou brasileiro e passou a residir em São Paulo.
Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, Japão, Itália, Estados Unidos, Colômbia, Bélgica, Portugal, Suíça e Canadá, e de modo especial no Festival de Arte Moderna - Grandes Mestres Argentinos (1962); XIII Salão Paulista de Arte Moderna, SP (1963); MAM do Rio Grande do Sul (1964); Galeria Sincron, Brescia, Itália (1967); Galeria Mirante das Artes, São Paulo, SP (1969); Galeria VX e X Bienal de São Paulo, 1969; Sala Especial no X Festival de Arte, Cali, Colômbia (1970); II Bienal de Coltejer, Medellín, Colômbia; Museo Universitário das Ciências y Artes de México (1970); X Bienal de Meddelhein, Bélgica,(1971); Panorama da Arte Atual Brasileira, MAM - SP (1972); União Pan-Americana, Washington DC, EUA (1972); Doze Artistas Brasileiros, MAM de Toronto, Canadá (1974); Galeria Takashima, Tóquio, Japão (1979); Galeria Onuma, Yamagata, Japão (1979); Museu Nacional de Osaka, Japão (1981); Galeria Contemporary Sculpture Center Tóquio e Osaka, Japão (1986); Paulista em Brasília, Brasília, DF (1987); SESC-Pompeia, São Paulo, SP, (1988); I Bienal de Escultura ao Ar Livre do Rio de Janeiro, RJ (1989); Galeria Sincron Itália, 1989; "Japão Brasil" 90 anos de imigração em Ipatinga, Belo Horizonte MG.
Possui obras em inúmeras coleções particulares e museus do Japão, Itália, Estados Unidos, México, Brasil, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Museu da Escultura ao Ar Livre, nos jardins do Palácio 9 de Julho.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações