Representantes da CTEEP são ouvidos em comissão

Companhia transmite 60% da energia da região sudeste por 13 mil quilômetros de linhas
29/05/2012 18:30 | Da redação Monica Ferrero " Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Carlão Pignatari, Analice Fernandes, Dilmo dos Santos, Milton Leite e Heroilma Tavares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cesar Augusto Ramirez Rojas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celia Leao<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Fiscalização e Controle, presidida por Célia Leão (PSDB) ouviu nesta terça-feira, 29/5, o presidente da Companhia de Transmissão de Emergia Elétrica Paulista (CTEEP), Cesar Augusto Ramirez Rojas, e Carlos Ribeiro, gerente de operações. Eles vieram falar sobre as interrupções no fornecimento de energia elétrica e a demora no restabelecimento do serviço. Também foram solicitados dados sobre a ocorrência de atendimento insatisfatório aos consumidores na área de concessão de serviço público de energia elétrica.

A CTEEP é a maior concessionária privada de transmissão de energia elétrica, com 12.993 quilômetros de linhas, por onde passa 30% da energia elétrica produzida no Brasil e 60% da energia consumida na região Sudeste, disse o presidente Cesar Augusto Ramirez Rojas. O controle acionário da companhia, presente em 14 Estados brasileiros, é desde 2006 da ISA, cujo capital é 51,4% pertencente ao governo colombiano.

Carlos Ribeiro discorreu sobre o sistema de transmissão de energia empregado pela CTEEP, abordando os investimentos feitos na modernização dos equipamentos e ampliação das linhas. O sistema de transmissão da companhia é interligado, o que permite o transporte de energia entre as regiões, suprindo eventuais demandas. Esse sistema é planejado para suportar o desligamento de uma estação sem parada do fornecimento.

Em caso de interrupção, há um esquema de remanejamento da transmissão e recomposição dos serviços o mais rápido possível, disse Ribeiro, que citou as seis últimas grandes interrupções, ocorridas no prazo de dois anos, e mostrou que a volta do serviço demorou no máximo 34 minutos. Toda a manutenção da CTEEP, nas cinco regionais da companhia, é feita por pessoal próprio.

Apenas 3% do corte de carga de energia é de responsabilidade da CTEEP na sua área de atuação, o resto é por conta da distribuição. No Brasil, esse percentual cai para 1% dos problemas. Fizeram perguntas aos representantes da CTEEP os deputados Dilmo dos Santos (PV), Milton Leite Filho (DEM), Luiz Moura (PT), Carlão Pignatari e Analice Fernandes (ambos do PSDB).

alesp