Reunião sobre monotrilho na Linha 17 do Metrô divide a opinião de moradores




Audiência pública para discutir o impacto da futura construção do monotrilho na Linha 17 " Ouro do Metrô, ligando o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, foi realizada nesta quinta-feira, 31/5, no auditório Paulo Kobayashi. O debate, coordenado pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), foi uma iniciativa do deputado federal Ricardo Izar Júnior (PSD), e contou com a participação do diretor e do gerente de Planejamento do Metrô, Mauro Biazzoti e Alberto Epifani, e de membros de associações de bairros da região, uns contra e outros favoráveis à obra. Ricardo Izar Júnior questiona a opção pelo sistema monotrilho, em detrimento do metrô subterrâneo, citando o impacto ambiental como uma das consequências da adoção do sistema. Alberto Epifani declarou que a intenção da empresa de transporte ao optar pelo monotrilho é fazer uma ligação entre métodos complementares " o metrô subterrâneo, de alta capacidade, e o metrô leve, de média capacidade, que faria a ligação entre as estações do metrô subterrâneo. "O ritmo de construção do metrô é lento e seu custo é alto. Optamos pelo veículo leve sobre trilhos (VLT), já que este tipo de deslocamento é de caráter perimetral, periférico, proporcionando grande índice de renovação e direcionalidade, facilitando o deslocamento da população", explicou. "Há falta de transparência nos procedimentos da implantação do sistema. O Metrô está usando atalhos para burlar a legislação, modificando o projeto inicial, que tinha em vista o estádio do Morumbi como sede da Copa de 2014, sem a apreciação dos órgãos competentes, e não apresenta as devidas justificativas e implicações destas modificações", declarou a economista Márcia Varioletti, do Movimento Defenda São Paulo. Vários membros de associações que compartilham a posição da economista portavam faixas com os dizeres: "Movimento Metrô Sim, Monotrilho Não", e "Metrô é a solução. Monotrilho é enganação".
Paraisópolis
Opinião contrária sustentou Gilson Rodrigues, da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, que compareceu com grande número de moradores da região daquele bairro e da Vila Andrade, Vila Sônia e Jardim Vitória Régia, entre outros. As faixas enunciavam: "Morumbi livre de trânsito" e "Sem monotrilho a zona sul vai parar". Segundo Rodrigues, a população local tem sofrido muito pela falta de transporte público, estando completamente isolada do restante do município. "Desde que soubemos que a Linha 17 " Ouro do Metrô não seria mais prioridade, devido à transferência do estádio sede da Copa 2014, nos mobilizamos e conseguimos 36 mil assinaturas para que o governo estadual olhasse para o transporte da nossa comunidade. Precisamos de uma solução rapidamente e somos favoráveis às desapropriações para este fim. O monotrilho vai atender diariamente 500 mil pessoas, trazer mais emprego e segurança. Peço ajuda dos parlamentares para a realização do projeto. Com relação ao traçado do monotrilho, Rodrigues afirmou que já houve diversas reuniões onde o tema foi discutido amplamente. "Não vamos abrir mão do monotrilho de forma alguma", finalizou.
A audiência contou ainda com a intervenção de Deise Bonome, da Associação Cultural e de Cidadania do Panamby, contrária ao monotrilho, e Juliane Oliveira, da Associação de Moradores de Paraisópolis, favorável ao monotrilho. O debate promete continuar.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações