Estatuto da Metrópole será tema de debate na Alesp
14/06/2012 09:00 | Assessoria de Imprensa da Presidência
Em tramitação no Congresso Nacional, o Estatuto da Metrópole será tema de debate a ser realizado nesta quinta-feira, 14/6, a partir das 14h, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento, denominado Fórum Regional de Debates da Comissão Especial do Estatuto da Metrópole " Região Sudeste, objetiva discutir, entre outros assuntos, a articulação dos municípios metropolitanos, poderes dos entes metropolitanos (municípios e estados), planos metropolitanos estaduais, financiamento da gestão metropolitana, serviços comuns e compartilhados e controle social e representação instituto.
O Projeto de Lei federal 3460/04, de autoria do deputado Walter Feldman (PSDB/SP), conhecido como Estatuto da Metrópole, estabelece as diretrizes para a execução da Política Nacional de Planejamento Regional Urbano e cria o Sistema Nacional de Planejamento e Informações Regionais Urbanas, com fundamento no art. 21, incisos IX , XV e XX da Constituição Federal. A Comissão Especial do Estatuto da Metrópole, responsável no Congresso para encaminhar este tema organizou cinco instâncias de consultas, que são os Fóruns Regionais de Debates.
O Fórum da Região Sudeste, que ocorrerá nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa, terá como palestrantes o secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, deputado Edson Aparecido; o presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto; o vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti; o prefeito de Diadema e presidente do Consórcio Grande São Paulo, Mário Reali; e o professor de Planejamento Urbano da FAU/USP, Nabil Bonduki.
O presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, destacou a importância deste Fórum de Debates: "A região metropolitana de São Paulo é um bom exemplo de que não dá mais para se continuar elaborando políticas públicas isoladas nos municípios sem um planejamento regional urbano. É fundamental que a sociedade participe desse debate para se obter o aprimoramento da lei", afirmou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações