Museu de Arte : Oswaldo Prieto
14/06/2012 16:07 | Emanuel von Lauenstein Massarani




Oswaldo Prieto elabora a cor e a luz com intensidade e com vitalidade plásticas. Em todas as suas obras atuais o traço permanece nítido e a cor é submetida a vibrações que a transformam. Sua pincelada escorre segura sobre a tela dominada por uma colusão espontânea entre conceito e pulsação interior.
Ao observar suas obras nota-se que não são " como poderiam parecer " projeções de uma vida terrena em direção de um espaço salvo do vazio, mas forças uniformes e controladas que criam numa atmosfera surreal começo e fim, deixando para a memória o espaço adequado para cumprir sua trajetória.
Trata-se de uma operação artística que traz dentro de si todas as premissas de um discurso estimulante e provocatório. Uma vibração constante que lembra Vasarely envolve a maioria de suas telas, onde a interligação entre cubismo, abstração e figurativismo surpreende o espectador tanto quanto suas telas entrecortadas.
Nas sugestões da matéria ou da técnica insólita, quanto nos temas originais com os quais são concluídos seus contos geométrico-figurativos verifica-se que o autor permanece sempre sob o signo de uma pesquisa singular.
Na obra "Crianças em recreio", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Oswaldo Prieto nos transmite, através da forte policromia e da incidência da luz, sua experiência de vida e a alegria de viver.
O artista
Oswaldo Prieto nasceu em São Paulo em 1931 e vive atualmente em Porto Feliz onde instalou o seu atelier e deu inicio ao projeto "Incentivo à arte" nas escolas municipais. Formou-se em Artes Plásticas e Propaganda e Marketing na Escola Técnica Labor.
Iniciou suas atividades como designer e de 1943 a 1949 trabalhou na Companhia de Anúncios em Bondes e Ônibus e de 1949 a 1966 foi engajado como publicitário e criador de cartazes na Companhia Cinematográfica Serrador e na Companhia Cinematográfica Paulista. Em 1966 após dedicar-se às serigrafias em papel desenvolveu uma técnica inovatória de serigrafia em tela cujos direitos autorais foram patenteados.
A partir de 1986 dedica-se aos trabalhos em óleo sobre tela. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas no Harmonia Clube, no 1o Salão de Artes e na Casa da Cultura de Telêmaco Borba, PR (1999); Banco Banestado e 1a Exposição Coletiva de Artistas Plásticos, Telêmaco Borba, PR; Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR (2000); Clube Guaíra de Ponta Grossa, PR; Estação Arte, Fundação Cultural Ponta Grossa, PR; Casa do Artesão e II Exposição Coletiva de Artistas Plásticos, Telêmaco Borba; Casa de Cultura Jaguariaíva, PR (2001); Casa da Cultura de Jaguariaíva, PR; Feira Internacional de Artesanato, Curitiba, PR; Casa da Cultura de Telêmaco Borba, PR; XIII Semana da Cultura, Telêmaco Borba, PR; Mostra Coletiva da Primavera, Espaço da Rotunda " São Paulo, SP; Colégio Positivo, Telêmaco Borba, PR (2002); Fome Zero, Ponta Grossa, PR; Artes dos Campos Gerais, Ponta Grossa, PR; Feira Internacional de Artesanato, Curitiba, PR; Clube Atlético Monte Alegre, Telêmaco Borba, PR (2003); Lions Club e Casa da Cultura, Telêmaco Borba, PR (2004); Espaço Cultural Almeida Júnior, Itú, SP; "O Cubismo segundo Oswaldo Prieto", Espaço Coordenação de Cultura, Porto Feliz, SP (2005); Cubismo Paulistano, Espaço Cultural IPREM, SP; Museu da Energia, Itu, SP (2006); Espaço Coordenação de Cultura, Porto Feliz, SP (2009); Espaço Cultural Almeida Júnior, Itu, SP (2010).
Foi membro de comissões julgadoras de diversos concursos no Paraná e em São Paulo e possui obras em diversas coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações