Rio Preto enfrenta problemas na segurança pública e população pede providências
15/06/2012 21:13 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José Antônio Teixeira








Cidadãos citaram o aumento da criminalidade e do consumo de drogas
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento levou à Câmara Municipal de São José do Rio Preto o debate do Orçamento estadual 2013, nesta sexta-feira, 15/6. Luiz Cláudio Marcolino (PT), vice-presidente da CFOP, abriu os trabalhos de oitiva de sugestões da população à peça orçamentária. Marcolino explicou como funciona na prática a regionalização do Orçamento: os recursos são discriminados por regiões e não apenas por áreas. "Estamos aqui para ouvir os cidadãos e construir um Orçamento mais próximo do interesse do povo".
Os representantes da região no Legislativo paulista prestigiaram o encontro. João Paulo Rillo (PT) saudou as integrantes da Apampesp, lembrando que defende os interesses do funcionalismo. Orlando Bolçone (PSB) ressaltou a importância do combate às drogas, um dos maiores desafios desta região. Sebastião Santos (PRB) destacou que as audiências de 2012 promoveram algumas benfeitorias para a região, como a duplicação da Faria Lima, o programa Cidade Legal etc. Ele espera que as sugestões também sejam bem acolhidas neste ano.
Membro da CFOP, Vitor Sapienza (PPS) afirmou que a regionalização do Orçamento vai atender de fato os problemas regionais, e que isso foi possível com o aprendizado das audiências públicas.
O deputado federal Edinho Araújo (PMDB/SP), de Rio Preto, solicitou benfeitorias para o aeroporto e a construção de um anel viário na cidade. Também de Rio Preto, o vereador Sargento Ohno levantou a questão do pagamento dos precatórios dos aposentados das empresas ferroviárias que pertenciam ao Estado.
Márcia Santos representou Itamar Borges (PMDB) e elencou algumas demandas para a região, como o incremento do parque tecnológico, a ampliação da política de enfrentamento às drogas, a internacionalização do aeroporto de Rio Preto, a duplicação da BR-153 e recursos para o Hospital de Base de Rio Preto.
Combate às drogas
Muitos cidadãos abordaram o aumento da criminalidade e do consumo de drogas na região, principalmente em Rio Preto. A Associação Família Zona Norte mantém um projeto social para jovens. Seu representante, Israel de Souza, destacou que o tráfico de drogas na região aumentou mais de 100%, o que faz com que a entidade precise de verbas para dar continuidade a seu trabalho de assistência a usuários.
Nivaldo Avelino, do Orçamento Participativo, lembrou a questão da segurança pública informando que o município tem duas viaturas para cerca de 150 mil habitantes. Lamentou a negativa para a criação de mais um conselho tutelar para a cidade.
Estela Maria, do Conselho Tutelar, reforçou a manifestação de Avelino, lembrando que não há local para internação de jovens do sexo feminino em Rio Preto, o que acaba por deixá-las na prostituição.
Casas e estabelecimentos abandonados servem de local para uso de drogas e prostituição. A informação foi dada por Carlos Silva, que sugeriu a desapropriação desses imóveis para posterior transformação em espaços voltados à cultura. José Serpa, do Conseg, pediu mais viaturas e recursos para aprimorar o atendimento da Polícia Civil.
Cidades e servidores
O prefeito de Poloni, Rinaldo Scanferla, reivindicou a recuperação de vicinal de Junqueira a Macaubal. De Cedral, José Eduardo Silva sugeriu o incentivo à prática artística e a construção de um teatro municipal em sua cidade.
A importância da criação da Secretaria de Pesca no Estado de São Paulo foi o teor da intervenção de Marcos Alves, da Associação de Pesca Sustentável. Ele acredita que é a melhor forma para que os pescadores retomem normalmente suas atividades.
Em favor dos professores aposentados do Estado, Margareth Monteiro, da Apampesp, sugeriu a destinação de verbas para reajuste de proventos na data-base, auxílio-alimentação aos pensionistas, pagamento dos precatórios alimentares e correção do plano de carreira.
Adalberto Amaral, da ONG Ajuda " de proteção aos animais ", pleiteou verbas para implementar programas de castração gratuita, por se tratar de saúde pública. Além disso, quer a inclusão de disciplina sobre proteção aos animais na grade de ensino pública.
As próximas reuniões da CFOP acontecem na segunda-feira, 18/6, às 10h, em Piracicaba, e às 18h, em São Carlos. Ambas nas câmaras municipais.
São José do Rio Preto, do café à indústria
São José do Rio Preto foi emancipada de Jaboticabal na década de 1890. Formada pelos distritos de Engenheiro Schmitt, São José do Rio Preto (Distrito-Sede) e Talhado, a cidade é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Entretanto, a história econômica do município esteve por muito tempo ligada à cafeicultura.
Em 1840, a área começou a ser desbravada por mineiros de Vila de Nossa Senhora do Carmo dos Tocos, hoje Paraguaçu (MG). Em 1845, Luiz Antônio da Silveira e seu irmão Antônio Carvalho e Silva abriram veredas mato adentro, desde Bebedouro do Turvo. Os recursos acabaram e a comitiva se deteve naquele local. Com o tempo conquistaram terras boas para o cultivo e água para o gado. A pequena povoação cresceu e em 1852, Luiz Antônio doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, com a intenção de que o patrimônio desse origem a uma cidade.
Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquara em 1912, a cidade se tornou polo comercial dos produtos do então conhecido Sertão de Avanhandava. No começo do século 20, houve vários movimentos de povoamento de novas localidades para o plantio do café. O aumento das exportações, o esgotamento dos solos e a facilidade de empréstimos bancários foram as causas desse grande movimento que começou no Vale do Paraíba, passou por Campinas, Ribeirão Preto, até chegar a São José do Rio Preto. Esse desbravamento ficou conhecido como a Marcha do Café.
Uma das principais áreas verdes da cidade é o parque da Represa Municipal, que conta com um viveiro de 200 mudas de plantas ornamentais e cerca de 20 espécies de árvores frutíferas. O Bosque Municipal tem reserva de mata nativa e um zoológico.
O Núcleo das Relações Internacionais busca a integração entre cidades brasileiras e estrangeiras. A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, para a paz entre os povos. Oficialmente, a única cidade irmã de São José do Rio Preto é Nantong, China.
A prestação de serviços é a maior fonte geradora do PIB rio-pretense. De acordo com o IBGE, a cidade possuía, no ano de 2008, mais de 210 mil estabelecimentos comerciais. A indústria é o segundo setor mais importante para a economia do município, com o chamado Setor de Minidistritos e o Centro Incubador de Empresas. Hoje, o programa conta com 12 minidistritos industriais.
Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de São José do Rio Preto promove eventos. Essas festas atraem turistas. Destaque para o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, realizado em parceria com o Sesc, a Caixa Econômica Federal, a Petrobras e o governo paulista, além da Funarte e da TV globo. Realizado em julho, é um dos cinco maiores festivais de teatro do país.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações