Secretário da Fazenda faz prestação de contas do 1° quadrimestre à CFOP
26/06/2012 20:18 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: José Antonio Teixeira



O secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Calabi, compareceu à Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, presidida por Mauro Bragato (PSDB), nesta terça-feira, 26/6. Calabi veio falar sobre o cumprimento das metas fiscais do 1° quadrimestre do exercício de 2012.
Segundo o secretário da Fazenda, a base econômica do Estado de São Paulo é sólida, apesar do crescimento 1% abaixo da previsão orçamentária e da ameaça da crise econômica mundial. "O ritmo de investimento está ainda aquém do pretendido, o que é normal no primeiro quadrimestre do ano", afirmou.
O acirramento da guerra fiscal é um problema sério a ser enfrentado, antes que vire "uma guerra fratricida". Está sendo discutida em Brasília uma proposta de reduzir o ICMS nas transações interestaduais mas, para a superação do problema, disse o secretário, é necessária uma ação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que "não está exercendo seu papel de regulador das relações entre os Estados".
A guerra fiscal proporcionou um leilão entre os Estados para abrigar as indústrias, cuja instalação acaba saindo de graça devido aos incentivos dados. Isso pode levar o Estado até a quebrar, pois não receberá impostos para cobrir as demandas que a própria indústria instalada gerará.
Responsabilidade fiscal cumprida
Segundo Calabi, a prática na elaboração de um orçamento é subestimar as receitas como medida de prudência. "Em 2012, por exemplo, estamos abaixo da expectativa, e não há o grande superávit esperado", explicou. Apesar disso, o secretário explicou que sua pasta tem tentando evitar o excesso de zelo tanto no PPA quanto no Orçamento, buscando fixar uma previsão de receita mais realista.
Funcionalismo e pré-sal
Em relação ao funcionalismo, tem havido preocupação com a recomposição salarial, tanto que a folha está maior que em 2011, mas ainda dentro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A questão dos royalties da futura exploração do petróleo da camada do pré-sal preocupa também, porque há risco de se criar um Orçamento da União paralelo. Além do mais, continuou o secretário, o problema da parcela devida aos Estados é também uma questão ampla a ser discutida, lembrando que São Paulo tem grandes jazidas no pré-sal.
Há intenção de abrir parcerias público-privadas (PPP)para reforma dos 30 aeroportos paulistas, mas até o momento não houve proposta. Em relação à CDHU, apesar da redução de investimentos constante no relatório, Calabi disse estarem em níveis adequados, principalmente pela existência de recursos federais, via programa Minha Casa, Minha Vida.
Empréstimos
Andrea Calabi destacou a importância da aprovação, pela Assembleia Legislativa, de pedidos de empréstimo internacionais. Ele explicou que essas autorizações são necessárias para dar andamento aos projetos.
O secretário prestou esclarecimentos a dúvidas dos deputados Vitor Sapienza (PPS), Enio Tatto, Simão Pedro e Luiz Claudio Marcolino (todos do PT), Orlando Bolçone (PSB), Itamar Borges (PMDB) e Pedro Bigardi (PCdoB). Também estiveram na reunião e saudaram o secretário os deputados Cauê Macris (PSDB) e Regina Gonçalves (PV).
Andrea Calabi e Mauro Bragato: previsão de receitas tem sido mais realista
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações