CPI da Reprodução Assistida ouve representante da Vigilância Sanitária
27/06/2012 17:19 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: Marco Antonio Cardelino





A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades nas clínicas especializadas em reprodução assistida (RA) no Estado de São Paulo reuniu-se, em 27/6, sob a coordenação de seu presidente, deputado Carlão Pignatari (PSDB), para ouvir Monica Grau, representante do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (Anvisa). Ela apresentou listagem das clínicas paulistas de RA, solicitada pela CPI. Segundo o documento são 37 clínicas no Estado de São Paulo, autorizadas a funcionar pela Anvisa. Outras 20, segundo Mônica, seriam cadastradas junto à LARA (entidade da América Latina, autoridade em reprodução assistida) e à Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. A Anvisa, segundo a representante, supervisiona e controla as atividades de registro, informações, inspeção, controle de riscos e estabelecimento de normas e padrões para garantir as ações de vigilância sanitária. Essa atuação é compartilhada com os Estados e municípios, que integram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, mas não tem competência, por exemplo, para analisar procedimentos técnicos.
Parcerias
A atuação no município de São Paulo está sendo preparada em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. Quando completada essa primeira etapa, a vigilância na capital do Estado passará a ser exercida pela unidade do município, que supervisionará e controlará a obediência às normas e padrões das clínicas que operam o serviço e montagem da infraestrutura física das clínicas de RA, bem como dos bancos de células e tecidos germinativos (BCTG).
Os outros integrantes da Comissão, João Antonio (PT), Ulysses Tassinari (PV), Orlando Bolçone (PSB) e Heroilma Soares Tavares (PTB), quiseram saber se e quando haverá informações oficiais e seguras aos interessados em procurar os serviços de RA.
A representante da Vigilância Sanitária informou que existe um plano estadual de quatro anos que rege as operações, revisado anualmente e que, em breve, será disponibilizado um manual técnico oficial que normatizará a atividade dos bancos germinativos e dos estabelecimentos que operam nesse segmento. Ela ainda esclareceu que só há intervenção dos órgãos de vigilância a partir de denúncias.
Quando em contato com o Ministério Público, os integrantes da comissão quiseram saber se o setor requer novas políticas públicas, mas foram informados de que é necessário apenas que seja cumprida a legislação em vigor.
Após o recesso parlamentar, a comissão deverá convidar o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, além de realizar diligências às clínicas arroladas pela Vigilância Sanitária estadual. Carlão declarou que o prazo final da Comissão é 14/10, mas que poderá haver prorrogação por mais 60 dias, caso seja necessário.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações