Museu de Arte - Sergio Grecu


Sergio Grecu: realidade e figuração não são ofuscadas são simplesmente exaltadas em ritmos melódicos
Sergio Grecu alcança a própria liberdade individual conciliando os extremos de sua experiência: sua pintura resulta entrecortada de frações de diferentes espaçamentos entremeados sobre um ou vários planos espaciais e em cujo âmbito fechado uma série de imagens tece um conto contínuo.
A cerebralidade da curiosa paginação desse artista é somente aparente. Em realidade ela revela a exasperação de um discurso conduzido ao limite de uma ruptura entre surrealismo e arte pop. A ruptura advém como conseqüência coerente da individuação de uma precisa interiorização perceptiva.
O elemento evocativo domina o inteiro contexto da estrutura onde a retícula linear pode tocar os limites da pintura, criando um plano ancorado de transparências e de opaca contra luz, ou então uma forma livre e ilimitada, essencialmente móvel em profundidade.
A sobreposição das duas soluções propõe uma terceira possibilidade sugestiva de variação dialógica. No entretempo o pintor opera a qualidade evocadora do tecido pictórico interior ao traçado, detalhando as espessuras matéricas e de origens formais imemoriais, onde se sobressai o gosto pela pesquisa sutil e da construção inicial.
Sergio Grecu medita as suas composições na condição ideal de quem, por mágico afastamento da realidade caótica e espasmodicamente renovada, encontra o equilíbrio de uma alcançada maturidade formal e cromática.
Na obra "Presença de Picasso", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o pintor encontra a justa lente para deformar as observações do cotidiano e as reelabora em chave fantástica, entretanto a realidade e a figuração não são ofuscadas ou canceladas; são simplesmente exaltadas numa poesia que assume os vários ritmos da melodia.
O Artista
Sergio Grecu nasceu em São Caetano do Sul, Estado de São Paulo, em 1943. Aos 12 anos, começou a trabalhar como auxiliar administrativo na Indústria de Aços Villares, onde seu pai, de origem romena, já havia trabalhado. Passados apenas dois anos, foi designado para trabalhar como desenhista-modelador de fundição, função que lhe exigiu conhecimento de formas, volumes, profundidade, perspectiva e tridimensionalidade das figuras e objetos desenhados. A partir de então iniciou a trilhar os caminhos da arte.
Autodidata por natureza, e tendo iniciado sua carreira como artista plástico, desde 1968 passou a expor seus trabalhos na Praça da República que gozava de seu auge como reduto dos artistas em ascensão. Inspirado em artistas como Jenner Augusto, passou a pintar temas pitorescos e regionais, costumes do povo, o entardecer e o amanhecer, as palafitas, favelas, a capoeira, a Bahia, e a maioria das igrejas de todo o Brasil.
Foi neste período que em companhia de Walmir Teixeira, Emilio Jaime, Deodato, Daniele Crieger, Tuta, Minabu, Germano Vezzani e Lothar Charoux entre outros, cria com eles o "Grupo dos 13", com quem participou de diversas exposições coletivas.
Membro da AIAP - Associação Internacional de Artistas Plásticos, participou de numerosos eventos, encontros, pré-Bienais, exposições e salões de arte, destacando-se entre eles: III e IV Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, XIV Salão de Artes Plásticas de São Bernardo do Campo, II e III Salão de Artes Plásticas da Volkswagen do Brasil, onde recebeu Medalha de Ouro, XVII Mostra de Arte da Granja Vianna, Exposição do Centro Britânico-Brasileiro, Galeria Contraste, São Paulo. Participou ainda das exposições anuais da Chapel School, da mostra das obras doadas para o Museu de Scopje, na Iugoslávia, além de exposições nos Estados Unidos e Portugal.
Possui obras em várias coleções no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações