Balanço - 1º Semestre 2012 - Comissão de Direitos da Pessoa Humana busca defesa da cidadania
12/07/2012 17:55 | Da redação Vera Boldrini


A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDD), atualmente sob a presidência do deputado Adriano Diogo (PT), ouviu, neste primeiro semestre de 2012 pessoas e autoridades com o interesse de tomar conhecimento sobre ações discriminatórias ou preconceituosas de qualquer natureza, buscando a defesa de cidadania.
Destacamos dentre essas oitivas a que se referiu ao caso da parturiente Elisângela Pereira da Silva, presa por furto de pequena monta e que foi mantida algemada à cama após dar a luz, em 28/1, no Hospital Estadual Professor Carlos da Silva Lacaz, em Francisco Morato. Embora a paciente estivesse sob a custódia do Estado, o fato de permanecer algemada ofendeu a dignidade da pessoa humana e o Código de Ética Médica, segundo ressaltaram integrantes da comissão e as autoridades médicas ouvidas sobre o assunto.
Outro caso que chamou a atenção da comissão foi a denúncia de suposta exploração de trabalho escravo na obra de ampliação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. O problema ocorreu na subcontratação da empresa Genecy da Silva Leite, do empreiteiro Clemilton Oliveira. A fiscalização do Ministério do Trabalho constatou, além das precárias condições do alojamento, que os 11 pedreiros e serventes oriundos do Maranhão estavam presos, por dívidas, a Genecy. Integrantes da comissão manifestaram-se, na reunião de 8/5, em favor da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, naquela oportunidade ainda em tramitação no Congresso Nacional.
Também teve repercussão a ação policial na reintegração de posse de extenso terreno ocupado por famílias, no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Os maus tratos a crianças e adolescentes durante a ação, foram denunciados por mães e avós que estiveram na audiência pública que a comissão realizou naquela cidade, em 16/4. Seus relatos deram conta de que as crianças foram arrancadas da cama pelos policiais e que as mesmas presenciaram o uso de balas de borracha, cães e gás lacrimogêneo para que as casas e barracos fossem desocupados.
Os pequenos perderam roupas, brinquedos, fotos e material escolar, sendo que alguns viram seus cães de estimação serem mortos a tiros pelos policiais. Devido à desocupação repentina, crianças e adolescentes perderam vagas nas escolas. Bebês ficaram sem fraldas, leite e mamadeiras.
Segundo o coordenador da audiência, deputado Marco Aurélio (PT), a ação no Pinheirinho "rasgou o Estado de Direito, o Estatuto do Idoso, da Criança e do Adolescente, sem contar o direito dos animais".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações