Sucen opera de forma articulada com o SUS no controle de endemias

A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen)foi criada em 1970, pelo Decreto-Lei 232/1970. É uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e tem por finalidade promover o efetivo controle das doenças transmitidas por vetores e seus hospedeiros intermediários. Realiza pesquisas e atividades necessárias ao avanço científico e tecnológico, cooperando técnica e financeiramente com os governos municipais (como executores das ações locais de controle), bem como subsidiando-os no controle de artrópodes peçonhentos e incômodos, além de outros animais envolvidos na cadeia epidemiológica das doenças transmitidas por vetores.
A autarquia opera de forma articulada com os vários órgãos e instâncias que participam do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuando os programas de controle das doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários, entre elas malária, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, dengue, febre amarela e febre maculosa, e outras doenças transmitidas por vetores de importância epidemiológica. Colabora em programas de pesquisa e ensino, e divulga tanto as informações referentes aos programas quanto as relativas à pesquisa e de ocorrências epidemiológicas. Desenvolve também atividades de informação, educação e comunicação, visando mobilizar a população a participar das atividades de controle de vetores e hospedeiros intermediários.
A Sucen é uma instituição de longa tradição, cujas origens remontam à Inspetoria de Higiene Pública da Província de São Paulo, criada em 1884.
Durante sua existência, o serviço sanitário foi submetido a diversas reformas. Instituições foram desativadas, aglutinadas, modificadas ou ampliadas. Hoje, instituições como o Instituto Adolfo Lutz ou o Instituto Butantan são exemplos relevantes das alterações implementadas no decorrer dos anos, e o mesmo aconteceu com a Sucen. Herdeira de atribuições exercidas pela antiga Inspetoria de Profilaxia do Impaludismo, pelo então Serviço de Profilaxia da Malária, pelo Serviço de Erradicação da Malária e Profilaxia da Doença de Chagas, pela Campanha de Controle da Esquistossomose, pela Superintendência de Saneamento Ambiental, a Sucen é hoje o órgão responsável pelo controle das questões sanitárias que atingem, de forma endêmica, a população do Estado de São Paulo. Para tanto, desenvolve programas voltados à prevenção e ao controle de tais moléstias, como controle da dengue e da febre amarela; da malária; da doença de Chagas; da Leishmaniose; da esquistossomese; assim como o Programa de Assessoria a Municípios.
Amplo e profundo conhecimento sobre tais endemias, suas formas e mecanismos de transmissão, locais e condições de ocorrência, meios e métodos de combatê-las constituem, entre outros aspectos, pressupostos necessários e indispensáveis ao desenvolvimento de suas atividades. Além de valer-se de fontes externas, a instituição tem contribuído com pesquisas realizadas por seus integrantes.
Com sede na capital do Estado, no bairro da Luz, a autarquia tem como superintendente Moisés Goldbaum, e, na diretoria técnica, Antonio Henrique Alves Gomes e Guilherme Antonio de Moura Costa.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações