Museu de Arte - Norma Amaral



Norma Amaral: evocações de expressão clássica e renascentista com timbre contemporâneo
Os seres enfocados por Norma Amaral são, na maioria das vezes, femininos e adquirem uma dimensão espacial que transcende o tempo e rendem perfeitamente visível o entrelaçar dos sentimentos e a pluralidade da visão de vida. São seres carregados de sonhos, de afeto e de coragem que trazem consigo apenas a mensagem de amor.
A artista sabe olhar o mundo segundo as condições de seu espírito, sabe olhar em volta de si através da lente de uma introspecção profunda, mas rica de sentimentos. Fundamentalmente realista, sabe abster-se, todavia, da ortodoxa morfologia visual, encontrando, assim, uma linguagem própria, um "seu" timbre de expressão clássica e renascentista contemporânea.
Sem abandonar as contingentes solicitações da vida quotidiana a favor de uma pintura confiada a mais estética visualidade, Norma Amaral interroga e se interroga colocando-se frente à frente com os principais problemas do ser humano de nossos dias.
A artista acena, de maneira um tanto hermética, mas não impenetrável, com uma atenta observação sobre as relações entre os seres humanos, bem como aos problemas existenciais e até mesmo os metafísicos.
A graça espontânea de seu toque, a instintiva precisão ao fazer palpitar a matéria e a justeza dos acostamentos se tornam "saber" pictórico e excelente pintura, sem, por isso, perder a originalidade e o frescor da imagem envolvida sempre num delicado véu de transparência.
Através de um firme desenho e de um cromatismo suave, quase monocolor, as obras "Ana Morena" e "Amor de Mãe", de Norma Amaral, doadas ao acervo artístico do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos transmitem um mundo evocativo, aliado a um desejo de serenidade e de satisfação, de quem consegue exprimir emoções e sentimentos com lírico vigor.
A Artista
Norma Amaral, pseudônimo artístico de Norma Stella Ruas Amaral, nasceu no município de Nanuque, Minas Gerais, no ano de 1942. Formou-se em pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá em 1978. Iniciou-se nas Artes como autodidata, freqüentou oficinas de Arte em Buenos Ayres, Santiago do Chile e Bogotá entre 1979 e 1989. Quando retornou ao Brasil freqüentou o atelier de Kátia Mattias por três anos e, a seguir, o do professor e artista plástico Rodrigues Coelho.
Participou de diversas exposições, dentre elas destacam-se: Salão de Artes Plásticas de São João da Boa Vista, SP (1995); III Salão de Belas Artes de Limeira, SP (1996); Salão Bernadelli, Rio de Janeiro (1996); Galeria Markus Arte, Embu das Artes, SP (1996); Galeria Glattzentrum, Zurique, Suíça (1996); Galeria Art Palace, SP (1997); Volksbank Stuttgart, Alemanha (1997); "Cinco Artistas, Cinco Visões", OPA, SP (1998); Panorama Cultural Columbia, Expo Center Norte, SP (1999); Artes Plásticas de Campos do Jordão, SP (2000); Hotel Best Western Porto do Sol, SP (2000); D'Art Corpus, Pride Store, SP (2000); 19ª Expo de Artistas Contemporâneos, Sociarte, SP (2000); "Formas e Fatos", Organização Paulista de Arte, SP (2001); HB Hotéis, SP (2001); Arte e Cultura em Alto Mar, Brasil, Argentina e Uruguai (2002); Formas e Cores, Clube Paineiras do Morumby, SP (2002); Galeria Cromos, Curitiba (2003).
Recebeu inúmeros prêmios, medalhas e menções honrosas, com destaque para a Medalha de Prata no Concurso Arte Livre "Maison Saint Germain", SP (1999) e Menção Honrosa no III Concurso de Artes Plásticas, Galeria Mali Villas Boas, SP (1999).
Está catalogada no Julio Louzada Annual Report (Brasil) e possui obras em coleções particulares em Portugal, Suíça, Alemanha, França, Paraguai, Chile, Japão e Brasil, além de acervos públicos como o do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações