Assembleia cumpre desde 2005 determinações da Lei de Acesso à Informação
04/09/2012 18:10 | Da Redação: Blanca Camargo Foto: Roberto Navarro







Ato 5 da Mesa Diretora antecipou-se à publicação da legislação federal
Palestra promovida pelo Departamento de Recursos Humanos da Assembleia em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista, tratou nesta segunda-feira, 3/9, da Lei de Acesso à Informação (Lei federal 12.527, de 18 de novembro de 2011) e suas implicações no âmbito da Assembleia. A palestrante, Tania Rodrigues Mendes, secretária da Comissão de Fiscalização e Controle e coordenadora do Comitê do Portal da Assembleia Legislativa de São Paulo, enfatizou que a Casa já cumpre muitas das determinações previstas pela Lei desde 2005, antecipando-se a ela com a criação do Comitê do Portal através da publicação do Ato 5, da Mesa Diretora. Conforme informou Tania, "o Portal é a Alesp virtual e, como tal, contém informações autênticas".
O Portal da Alesp, www.al.sp.gov.br, traz diversos e detalhados dados do trabalho desenvolvido pela Casa, desde notícias sobre as atividades parlamentares, o processo legislativo, bem como as que lhe são correlatas, afetas à comissões, frentes parlamentares, e da organização do Legislativo etc.
Apresentação
O secretário-geral de Administração, Celso Pinhata Junior, abriu o evento que teve por objetivo esclarecer e discutir com os funcionários da Casa os melhores procedimentos a serem adotados para divulgar as informações devidas aos cidadãos, conforme previsto pela Lei de Acesso à Informação.
Segundo Pinhata, cada componente da Alesp tem participação nesse processo de divulgação das informações. "Cada um de nós é parte dessa engrenagem dentro do sistema e deve fazer efeito multiplicador, divulgando e conversando com os colegas sobre o assunto", destacou.
O SGA informou ainda que esteve em Brasília acompanhando as discussões sobre a aplicabilidade da lei no Senado e na Câmara dos Deputados: "Nossa área (o Parlamento) é crítica. Temos a parte técnica do nosso trabalho e temos a parte política, portanto, nossa ação é mais complicada do que o cumprimento estrito da lei. O processo de transparência é irreversível, caminhamos para um mundo totalmente transparente. Haverá um único banco de dados futuro com todas as informações de cada um de nós".
Sobre a participação dos servidores da Assembleia nesse processo de transparência das informações, o SGA afirmou: "Não temos só que dar informações, a lei também estabelece sanções (a quem a descumprir). E a lei está aí para ser cumprida. Temos que nos perguntar se as informações sobre os nossos salários são apenas pessoais. Qualquer pessoa terá acesso a isso, como tem acesso aos dados das licitações. No Portal do Pregão já tem muitas coisas disponíveis (para consulta). É a evolução". E concluiu: "A população está sendo orientada: quem paga imposto tem direito de saber o que é feito dos recursos públicos. Cada cidadão será convertido num fiscal do uso desses recursos."
TranSParência Alesp
Tania Mendes reiterou que a Casa já cumpre em grande parte o que está previsto na Lei 12.527, através dos procedimentos adotados no Portal da Alesp, inclusive contando com um link específico, na barra lateral à direita do portal: TranSParência Alesp, que traz todas as ações adotadas pela Mesa Diretora no intuito de facilitar o acesso de qualquer pessoa às informações sobre tudo o que o Parlamento paulista realiza. Ao acessar o link, o cidadão terá à sua disposição diversos meios de entrar em contato com a Casa para solicitar e obter os dados que quiser.
Tania fez questão de esclarecer que a palestra foi uma conversa preliminar sobre o assunto e que haverá outros desdobramentos, no intuito de formar na Casa uma cultura condizente com as novas exigências legais. Ela lembrou que a Lei 12.527 entrou em vigor em novembro do ano passado e que passou a gerar efeitos a partir de maio deste ano.
"Essa lei é um prolongamento da Constituição do Brasil, consolida 1988, tratando a informação como um direito do cidadão, tanto informações que dizem respeito ao indivíduo como as de caráter coletivo", explicou. Para Tania, a Lei de Acesso à Informação é "revolucionária" por permitir a mudança de uma cultura de segredo, em que a informação é poder, para a cultura democrática de pleno acesso. "A regra é fornecer informação, e a que não for fornecida tem que explicar porque não pode ser, no caso das que são estratégicas para o país, como, por exemplo, onde estão exatamente os postos do pré-sal", falou.
A lei, disse também, tem aspectos auto-aplicáveis que não necessitam de regulamentação, mas também garante ao servidor a obediência aos procedimentos no exercício de suas funções, como as que constam do Regimento Interno da Assembleia. "A longo prazo, a lei é benéfica aos servidores", declarou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações