Museu de Arte - Denise Kowalsky


06/09/2012 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Obra Intermediação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Denise Kowalsky<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Denise Kowalsky: perfeição formal e harmônico equilíbrio geométrico



A geometria é sempre o parâmetro de base nas criações atuais de Denise Kowalsky. Elas apresentam uma facilidade na leitura perceptiva graças à presença da forma visível obtida pela imparcialidade da iconicidade geométrica.Os timbres cromáticos, usados tênua e refinadamente, com um meio-tom intimista criam um harmônico equilíbrio dentro do cromatismo de suas obras.



Módulos geometrizantes, estruturas, volumes, espaços, luzes, cores são valorizados por uma técnica de vanguarda e sobressaem nas composições da artista.



A luminosidade dos espaços abre a respiração para cada estrutura enquanto que diáfanas e delicadas velaturas contrastam e se sobrepõe a estruturalidade dos primeiros planos. Sua técnica pictórica varia entre uma experiência de base que a artista possui solidamente e as pesquisas que realiza hodiernamente.



Enquanto sua fantasia domina soberana, a cultura liga os elementos e os transporta em direção de uma perfeição formal de grande equilíbrio.



A obra "Intermediação", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete bom gosto, exata disposição dos vazios e dos plenos, conceitos basilares que Denise Kowalsky assimilou e que realiza plenamente em tons modernos em suas obras.



A Artista



Denise Kovalski nasceu na cidade de Porto Alegre no ano de 1961 e desde sua infância já demonstrava habilidade com os lápis de cores. Transferiu-se para São Paulo no ano de 1981, onde, logo iniciou o curso de artes plásticas na FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado.

Desde cedo se interessou pelas aulas de história da arte, pela arte construtiva e pela arte moderna em geral. Estudou a arte de vanguarda Russa do começo do século passado e desenvolveu trabalhos em linóleo, serigrafia, metal e xilogravura.

Focada na geometria construtiva futurista, Denise foi influenciada pelos tempos modernos e tecnológicos.

Com a conclusão do curso em 1987, começou produzindo arte em serigrafia em vários gêneros, trabalhando no Atelier Glatt Ymagos. Até hoje produziu mais de dez mil quadros que se encontram em coleções particulares e oficiais no Brasil e no Exterior. A partir de então, definiu-se pela arte abstrata.



A Artista criou seu atelier na casa onde vive na Serra da Cantareira, dentro do município de Mairiporã, na região Metropolitana de São Paulo.

alesp