Santas Casas pedem reajuste de 100% na tabela SUS


12/09/2012 17:13 | Da assessoria do deputado Ulysses Tassinari

Compartilhar:

Tassinari participa da elaboração da Carta do Interior, em Votuporanga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em todo país, a dívidas dos hospitais filantrópicos, acumuladas até maio, passam de R$ 11 bilhões, segundo relatório da Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados. Embora seja a principal força auxiliar do Sistema Único de Saúde (SUS), essas entidades recebem remuneração insuficiente do governo federal desde a criação do SUS, em 1988. Em Votuporanga, a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e administradores de 54 hospitais filantrópicos, com a presença de Ulysses Tassinari (PV), elaboraram a Carta do Interior.

O documento solicita do governo federal o reajuste da tabela SUS em no mínimo 100% para os procedimentos ambulatoriais e hospitalares (incluindo as diárias dos hospitais psiquiátricos). Também pede solução para as dívidas já constituídas pelos hospitais em decorrência da defasagem dos honorários pagos.

Já ao governo estadual, os dirigentes das entidades pedem, entre outras providências, a ampliação do orçamento do Pró-Santas Casas, com a inclusão de instituições que ainda não participam programa

"Essa união é importante e estamos nessa luta como médico e deputado", disse Tassinari. "O que falta para as santas casas é financiamento", falou Edson Rogatti, presidente da Fehosp que encaminhará a carta à presidência da República e ao governo do Estado. No dia 10/10, os hospitais farão nova mobilização: "Tabela SUS, Reajuste Já". Os participantes da reunião representam quase 7 mil leitos hospitalares, 25% das vagas do SUS no Estado.



ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp