Instituto do Legislativo Paulista promove Curso de Direito Eleitoral






Começou nesta sexta-feira, 14/9, o Curso de Direito Eleitoral promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), com o objetivo de contribuir para a qualificação de campanhas eleitorais e sua prestação de contas, informando sobre as normas que regem o processo eleitoral.
A atividade é coordenada por Patrícia Rosset, que também abriu os trabalhos. Patrícia Rosset é funcionária efetiva da Assembleia Legislativa desde 1982; é mestre em Direito do Estado e Filosofia do Direito pela UFPR e PUC/SP.
A primeira palestra, proferida por Walter de Almeida Guilherme, versou sobre as eleições de 2012 e o regime democrático. Almeida Guilherme, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, presidente da 15ª Câmara Criminal do TJSP e presidente do 8º Grupo de Câmaras Criminais do TJSP, discorreu sobre a democracia do ponto de vista histórico e filosófico, bem como suas vicissitudes no processo eleitoral mundial e brasileiro.
Em seguida, Walber Agra falou sobre a ficha limpa e os meios de impugnação de candidaturas. Agra é professor da Universidade Católica de Pernambuco e da ASCES. É mestre e doutor pela Universidade degli Studdio di Firenze e pós-doutor pela Université Montesquieu Bordeaux 4º.
Agra apontou para o fato de que a legislação eleitoral, por ser muito recente, gera ainda fortes distorções. Antes, imperava a soberania popular " o político eleito dificilmente era condenado. Desde então, quatro governadores foram afastados, demonstrando a densificação dos parâmetros da constituição, que antes era apenas retórica e passou a ser operativa.
Outro fenômeno observado, explicou o professor, é o da judicialização. Num país presidencialista, como o Brasil, em que o executivo imperava, o judiciário passou a tomar decisões muitas vezes, contudo, distorcidas.
Exemplo disso, citou Agra, é a obrigatoriedade da apresentação de contas dos candidatos, inexistente até 2009. O TSE, através de resolução, que não é lei, determinou que além da exigibilidade da apresentação de contas, estas teriam de ser aprovadas. A classe política em peso contestou a decisão e o TSE acabou por modificar a resolução. "Este é o exemplo mais claro e tautológico de judicialização", afirmou o professor.
Outro efeito da judicialização é a falta de sincronia de posicionamentos do TSE. De acordo com Agra, decisões contrárias sobre demandas semelhantes são tomadas num curto espaço de tempo, gerando insegurança e falta de legitimidade.
O curso continua nos dias 21 e 28/9 quando serão abordados os temas "Ficha limpa, arrecadação e aplicação de gastos em campanha e sua prestação de contas", pelo professor Sávio Lobato, e "Propaganda eleitoral, o que pode e o que não pode", pelo professor Marcelo Augusto.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações