Árbitro de Futebol comenta regras 5 e 12 em curso de capacitação na Assembleia


18/09/2012 19:49 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Paulo César de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O curso de Capacitação de Árbitro de Futebol, que está sendo ministrado na Assembleia Legislativa, prosseguiu nesta terça-feira, 18/9, com a palestra de Paulo César de Oliveira, árbitro da Federação Paulista de Futebol, da CBF e da Fifa, sobre regras de futebol, particularmente as de nº 5 e 12, que versam sobre poderes e deveres do árbitro e faltas e conduta antidesportiva.

Na abertura da palestra, Paulo César interagiu com o público e, entre outras coisas, descobriu que metade dos alunos já atua como árbitro amador; que os alunos vieram de pelo menos 30 municípios diferentes; e que havia alunos de 14 a 63 anos de idade.

Paulo César falou que é a segunda vez que participa desse curso e que gosta muito, principalmente quando encontra ex-alunos em suas viagens para arbitrar jogos no interior de São Paulo e fica sabendo que eles estão apitando em campeonatos regionais. Paulo César comparou a arbitragem à cachaça: "evite o primeiro gole" disse, referindo-se ao uniforme de árbitro. "Quando você usa o uniforme pela primeira vez, dificilmente larga a profissão".

O curso, organizado pela Comissão de Assuntos Deportivos da Assembleia Legislativa e pela Federação Paulista de Futebol, termina nesta quarta-feira, 19/9, com a instrutora de árbitros Silvia Regina de Oliveira e o diretor da escola de árbitros Roberto Perassi.

alesp