Instalação de grades desvirtua projeto do complexo Etec-Fatec


24/09/2012 11:03 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Fase final da obra inclui a instalação de grades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118094.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Moradores dos bairros de Santa Ifigênia e Luz, no centro da capital, não estão satisfeitos com a instalação de grades de proteção no entorno do conjunto arquitetônico que abrigará a Escola Técnica Estadual (Etec) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) na região. Em fase final e construído em parceria com o Centro Paula Souza do governo do Estado, o complexo faz parte do programa de revitalização do centro, o Nova Luz, da prefeitura de São Paulo que, desde o início, tem encontrado resistência de moradores e comerciantes da região. Para muitos, o programa é um pretexto para especulação imobiliária da região.

Para representantes da Associação de Moradores e Amigos da Santa Ifigênia e Luz (Amoaluz), além de alterar o projeto original, as grades e os portões instalados ferem os princípios da inclusão social, porque impede a passagem das pessoas pelo local. "Não entendo de arquitetura e urbanismo, mas pelo que vejo quando saio de casa e ando pelo bairro é que tem algo errado nessas construções que dizem revitalizar o centro", desabafa Paula Ribas, presidente da associação, para quem a medida é um equívoco e beira ao preconceito com quem mora na região.

Esta é também a opinião do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) que se pronunciou sobre o assunto no plenário da Assembleia Legislativa. Para o deputado, que realizou visita ao local da obra no dia anterior a convite da associação, a obra é resultado da "voracidade do capital imobiliário" que se instalou na cidade de São Paulo nos últimos anos. Ao denunciar também o alto custo da obra, mais do que o previsto, o parlamentar solicitou ao governador Alckmin e aos gestores da Etec e da Fatec cópia do projeto original para análise.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp