Sorocaba será contemplada com Vara de Violência Doméstica

Uma comitiva de Sorocaba, organizada por Maria Lúcia Amary (PSDB), e composta pelos demais deputados estaduais por Sorocaba, Hamilton Pereira (PT) e Carlos Cezar (PSB), os juízes Jayme Walmer de Freitas e Hugo Maranzano, a promotora Mara Coutinho, os defensores públicos Otávio Bueno e Leila Badra, o presidente da OAB, Alexandre Ogozuko, e o ex-presidente da Apamagis, Paulo Dimas, estiveram no Tribunal de Justiça de São Paulo, em 25/9, onde foram recebidos pelo presidente, Ivan Sartori.
Eles solicitaram que a 5ª Vara Criminal de Sorocaba, já criada por lei, mas ainda não instalada, seja convertida em Vara de Violência Doméstica acumulando também a função de Juizado Especial Criminal. Foi solicitado, ainda, estudo para verificar a possibilidade de a vara atender casos de violência contra idosos. Seria a primeira vara deste tipo no interior de São Paulo.
Prontamente, o presidente do TJ afirmou que irá atender a reivindicação da cidade e que a instalação poderá acontecer ainda em dezembro deste ano.
A instalação de vara também passará pela aprovação do órgão especial do Tribunal de Justiça. "É uma vitória para as mulheres sorocabanas e o que faltava para o Judiciário se engajar efetivamente no combate à violência contra a mulher", comemora a deputada.
Hoje, a capital paulista possui sete Varas de Violência Doméstica (uma na região Central, instalada em 2009, uma na Norte, uma na Oeste, duas na Leste e duas na Sul, instaladas em 2011).
mlamary@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações