Demandas da reforma agrária


27/09/2012 10:06 | Da assessoria do deputado Simão Pedro

Compartilhar:

Simão com o ministro Pepe Vargas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118164.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Simão Pedro (PT) esteve em Brasília, em 19/9, em reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para pedir agilidade nos processos de desapropriação da área conhecida como Chacareiros de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, onde algumas famílias produtoras vivem há mais de 50 anos. Em abril, Simão Pedro enviou carta para a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, solicitando atenção ao caso.

Durante a conversa com o ministro, o parlamentar também falou sobre a desapropriação da Fazenda Corredeira, considerada improdutiva, em Promissão, para assentar cem famílias. O deputado, que esteve recentemente nas regiões de Andradina e Castilho, onde não chove há vários meses e os produtores estão sofrendo com a falta de acesso à água, levou ainda ao ministro a reivindicação de um projeto de irrigação e perfuração de poços para famílias assentadas nesses dois lugares.

Por fim, Simão Pedro lembrou a necessidade da utilização do Pronaf para que os assentados e pequenos produtores possam produzir poços semiartesianos e também o desenvolvimento de projeto de irrigação.

O ministro, que esteve em São Paulo dois dias após a reunião para lançar o Plano Safra (que destina R$ 18 bilhões à agricultura familiar), comprometeu-se a dar um retorno ao deputado. Pepe Vargas determinou que o responsável pelo Incra/SP receba Simão Pedro na próxima semana para tratar do caso de Jundiapeba.



spedro@al.sp.gov.br

alesp