Comissões Nacional e Estadual da Verdade assinam termo de cooperação
17/10/2012 22:04 | Da Redação: Luciana Podiesi e Sillene Coquetti Fotos: Roberto Navarro















Em mais uma ato de pioneirismo, o Estado de São Paulo, por meio da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, lança novas luzes em um período da história nacional considerado obscuro. Foi assinado nesta quarta-feira, 17/10, termo de cooperação entre o grupo estadual e a Comissão Nacional da Verdade, com a presença da advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, representando o governo federal.
Muito emocionado, o presidente da comissão estadual, Adriano Diogo (PT), assinou o termo de cooperação ao lado da representante do governo federal e dos deputados membros da comissão paulista João Paulo Rillo (PT), Ulysses Tassinari (PV), Marcos Zerbini (PSDB) e André Soares (DEM).
O objetivo do acordo é formalizar o trabalho conjunto das duas instituições. Dessa forma, todas as informações obtidas pelo Estado de São Paulo serão fornecidas à União e vice-versa. Essa parceria possibilitará o esclarecimento dos casos de sequestro, tortura, desaparecimento e morte de centenas de jovens militantes, defensores da liberdade de expressão, ocorridos entre os anos de 1964 e 1985.
São Paulo e a ditadura
Rosa Cardoso lembrou que São Paulo sediou a maior parte da inteligência militar durante esse período, que posteriormente se espalhou por todo o país. A advogada citou que a comissão nacional foi criada a partir do empenho incansável das vítimas e de familiares de mortos e desaparecidos, entre eles as 140 vítimas do aparato repressivo montado no Estado (os nomes podem ser conferidos no anexo I do termo de cooperação, disponível no site do presidente da comissão: www.adrianodiogo.com.br).
Sérgio Suiama, do Ministério Público Federal, falou sobre o protocolo da quarta ação penal movida contra o ex-comandante do DOI-Codi de São Paulo, cel. Alberto Ustra, por crime praticado ao corretor imobiliário Edgar de Aquino, preso por dois anos e depois desaparecido.
Durante o ato foram entregues aos representantes das comissões da Verdade cópias de documentos, atestados de óbito inconsistentes e sugestões de novas parcerias com órgãos como a Comissão Municipal da Verdade de Bauru e o Fórum pela Democratização da USP, que têm documentos importantes a apresentar.
Manifestações
No próximo mês serão realizadas duas manifestações em homenagem às vítimas da ditadura militar em São Paulo: no dia 2/11, às 10h30, o Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça organiza, na quadra 47 do Cemitério da Vila Formosa, cerimônia com a presença de líderes religiosos; e no dia 7/11, o Fórum Aberto pela Democratização da USP entrega documento solicitando a criação da Comissão da Verdade da universidade, uma instituição autônoma e apartidária.
Participaram da mesa de debates, além dos deputados membros da Comissão Estadual da Verdade, Rosa Maria Cardoso Cunha, Eduardo Valério (do Ministério Público Estadual), a professora Maria Aparecida de Aquino (da USP e especialista em regime militar), Mário Sérgio Duarte Garcia (presidente da OAB-SP entre os anos de 1979 e 1981) e Sérgio Suiama (do Ministério Público Federal).
CNV
A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12.528/2011 e instituída em maio de 2012 com a finalidade de apurar violações aos Direitos Humanos praticadas por agentes públicos entre 1946 e 1988. A Comissão Estadual da Verdade foi criada para auxiliar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade no território paulista.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações