Fórum aborda desenvolvimento da terapia ocupacional no Estado





Teve início nesta quinta-feira, 18/10, o 1º Fórum Paulista de Terapia Ocupacional, no auditório Franco Montoro, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região " Crefito 3. Nos dois dias do evento, os especialistas irão discutir a formação, a ética profissional, o mercado de trabalho e as políticas públicas para o setor.
Com 13 mil profissionais habilitados para atuar em todo o Brasil, o conselho constata que há falta de terapeutas no país e que eles estão distribuídos de forma desigual pelo território nacional, com concentração nos grandes centros e defasagem em áreas mais remotas.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, afirmou que o terapeuta ocupacional ocupa lugar de destaque na rede pública, e hoje é presença indispensável nas equipes multidisciplinares.
Para João Paulo Rillo (PT), há muito ainda a ser feito para valorização do profissional. Ele se colocou à disposição da categoria para formular ou aprovar leis que possam colocar o profissional "no lugar que merece". Rillo destacou que o terapeuta tem um importante papel social, que além de ser técnico, é de acolhimento. "As pessoas, quando procuram um serviço de saúde ou qualquer outro serviço público, querem ser acolhidas e o terapeuta ocupacional está vocacionado para isso e merece todo o reconhecimento do Estado e da sociedade", afirmou.
Participante da mesa de abertura dos trabalhos, o presidente do conselho regional, Reginaldo Antolin Bonatti, afirmou que a terapia ocupacional tem de ser reconhecida como uma profissão de Estado, como o são os professores e os advogados, pois o terapeuta tem um papel fundamental na garantia dos direitos humanos, uma vez que trabalha na inserção das pessoas na sociedade, independente sua condição: abrigadas nos hospitais, presídios, centros de saúde mental, populações marginalizadas, dependentes químicos etc.
Especialidades
A ampliação das especialidades é uma das ações que o conselho busca, uma vez que os avanços tecnológicos exigem do profissional uma dedicação específica em algumas áreas, afirmou Leonardo José Costa de Lima, terapeuta ocupacional e conselheiro do Crefito 3.
Segundo Lima, além da ampliação das especialidades, são necessários mais cursos de formação oferecidos pelas universidades públicas. O conselheiro também pede que a atividade profissional seja incluída nas exigências da legislação voltada à saúde e educação. "Embora a profissão tenha surgido na área da saúde mental, a atuação profissional se estendeu. Hoje há profissionais inseridos nas escolas, nos movimentos populares, na atenção ao idoso, nos presídios etc. E um dos pleitos, dentro desta ampliação de atuação, é que o profissional faça parte do quadro técnico das varas de infância e juventude", afirmou.
O Fórum termina nesta sexta-feira, 19/10, com a elaboração de um documento que deverá servir de base para a atuação dos órgãos de representação da categoria junto às esferas governamentais e à iniciativa privada. (PM)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações