Governador assina projeto que transforma Detran em autarquia
23/10/2012 19:50 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: Marco Cardelino





O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, participou, nesta terça-feira, 23/10, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de assinatura do projeto de lei complementar que confere ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) passar de coordenadoria da administração para autarquia. Assinada pelo governador Geraldo Alckmin, a matéria garante mais autonomia administrativa ao órgão, que passa a ter orçamento próprio e busca a melhoria na qualidade dos serviços, seguindo os padrões de atendimento do Poupatempo.
Munhoz acredita que, com a medida, o governador Geraldo Alckmin irá resolver um dos mais sérios problemas do Estado. "Essa nova organização vai possibilitar ao Detran prestar um serviço de excelência à população, com agilidade e de forma mais eficiente", disse. Segundo o presidente, o PLC, que será encaminhado à Assembleia, receberá toda atenção dos parlamentares e será amplamente discutido antes de ser votado.
Atendimento ao público e educação no trânsito
O governador Geraldo Alckmin destacou que os servidores públicos têm o dever de apresentar à sociedade um serviço de qualidade, rápido e eficiente. Para Alckmin, a população tem o direito de ser bem atendida, "com tolerância zero à corrupção". Onde a prestação de serviço é transparente e rápida esse objetivo é alcançado,. E assim será no o novo Detran, que atende a 20 milhões de motoristas, destacou o governador.
Segundo informou, em setembro último, foram emitidas 492 mil novas carteiras de motorista. O governador também salientou que a frota de São Paulo, que era de 12 milhões de veículos dobrou em dez anos, chegando aos atuais 24 milhões.
Além disso, ainda segundo Alckmin, em São Paulo, o trânsito é o terceiro principal fator de mortalidade. "Isso transforma o problema em questão de saúde pública", disse o governador, explicando a necessidade de o Detran desenvolver campanhas de prevenção de acidentes.
Reestruturação
De acordo com o PLC a ser enviado à Assembleia paulista, o trabalho do Detran será descentralizado, passando o órgão a ter unidades nas diferentes áreas administrativas do Estado. O formato organizacional fará com que o Detran paulista se adeque mais rapidamente às novas e constantes exigências da frota atual de veículos e seus condutores no Estado, além de adaptar-se ao formato dos órgãos coordenadores do Sistema Nacional de Trânsito, como o Conselho Nacional de Trânsito, o Denatran (24 dos 27 Detrans do país seguem esse formato). A autarquia, que é uma entidade autônoma e realiza atividade pública através da administração indireta, dispõe de patrimônio e receita próprios, mas tem independência relativa, já que é controlada pela Secretaria de Estado à qual está ligada e pelos órgãos de controle interno e externo do governo do Estado.
Esse novo estado de coisas permitirá a criação de polos regionais, descentralização administrativa que dará maior agilidade ao processo de reestruturação, que vem desde março de 2011, com a implantação de novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão.
Entre as vantagens dessa iniciativa estão a liberação dos policiais que atuam no Detran para suas atividades fins; a auditoria que leva a um controle absoluto do resultado; a criação de empregos e novas carreiras para a área de trânsito; além de maior agilidade no atendimento aos usuários.
Comprovação de resultados
O novo Detran, já reestruturado e atendendo no sistema do Poupatempo, que, para o usuário, é sinônimo de rapidez e eficiência, implantou, em Aricanduva e Interlagos, as primeiras unidades. Estas receberam aprovação de 96% da população que utiliza os serviços, conforme pesquisa realizada pelo Ibope, em setembro último.
Também estiveram presentes à cerimônia os deputados Edson Ferrarini (PTB), Carlão Pignatari e Geraldo Vinholi, ambos do PSDB.
Júlio Semeghini, Geraldo Alckmin, Barros Munhoz e Daniel Annemberg: o projeto transforma o Detran em autarquia
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações