ISO 9001:2008 certifica qualidade da Assembleia no apoio ao processo legislativo
25/10/2012 19:09 | Da Redação: Juliana Fonseca

Um sistema de gestão de qualidade serve para garantir a eficiência de serviços e produtos. A Assembleia, na busca de melhorar a qualidade de seus serviços, renovou recentemente a certificação ISO 9001:2008, que atesta a excelência na execução de uma série de atividades e tarefas de suporte ao processo legislativo. Essa certificação assegura diversas vantagens para a Casa, como aumento da produtividade, eliminação de improvisação, redução das taxas de erros e redução de custos, entre outros.
Normas internacionais
A palavra ISO significa igualdade em grego. Com o objetivo de que todos os países utilizem as mesmas normas, o termo foi escolhido como símbolo da Organização Internacional para a Normatização (Internacional Organization of Standardization), que fica na Suíça. Hoje, mais de 120 países adotam as normas ISO. No Brasil, a organização é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Criadas em 1987, as normas ISO passaram por três revisões, sendo a última finalizada em 2008.
A Assembleia Legislativa vem alcançando suas certificações desde 1997, sendo a primeira assembleia do país a ser certificada internacionalmente, recebendo o ISO 9002/94 por seu sistema de qualidade. Em 2006, a Assembleia tornou-se a primeira casa legislativa estadual a receber o certificado ISO 9001:2000 para o suporte ao processo legislativo. Na ocasião, já eram abrangidos pela normatização os processos de: gestão do suporte técnico-legislativo; gestão de infraestrutura; gestão de pessoas; gestão estratégica da qualidade; gestão de suprimentos e recursos materiais; gestão de tecnologia da informação; e gestão orçamentária.
E, em 2009/2012, a Casa recertificou seu sistema de gestão de qualidade pela norma ISO 9001:2008. Esse processo de certificação tem duração de três anos.
Para que não sejam encontradas falhas nos processos e a Assembleia continue com a certificação, ocorrem auditorias anualmente. Uma dessas auditorias é externa, realizada atualmente pela Fundação Vanzolini.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações