Museu de Arte - Latorre



Latorre: imprime na escultura a inquietação e o sofrimento interior do ser humano
Inspirando-se na realidade social de nossos dias, Latorre, além de escultor e pintor, transforma-se em atento sociólogo e cuidadoso psicólogo que, depois de acurada meditação, velado por um sofrimento interior, imprime à matéria que modela a linfa essencial de seu trabalho e de suas considerações.
Autor de fisionomia artística própria, em suas esculturas se reconhece o traço de uma experiência solitária, uma experiência que o artista conduz dia a dia em colóquio com a realidade de sua pesquisa plástica. Suas obras delineiam o constante dissídio com a matéria e seu empenho para individuar as raízes profundas do interesse pelo ser humano. Ao impostá-las no espaço, a luz que as envolve confere a elas uma singular realidade de volume.
No plano da linguagem formal, se adverte uma coerência e uma íntima reflexão sobre o núcleo mais escondido da realidade humana. A essencialidade é um traço distinto de sua obra, mas da síntese de suas figuras pode-se ver como do fundo se vislumbra uma urgência obscura, quase uma revolta na esfera noturna do individuo.
O mundo que nos cerca é mais do que inquieto e conturbado e Latorre o interpreta com a linguagem de sua áspera e corroída escultura. Suas últimas obras transmitem um sentido de inquietação que lembra Edward Munch na pintura e Alberto Giacometti na escultura.
A dramaticidade de sua obra é tão mais evidente porque não se exprime através de gestos abertamente provocadores, mas por intermédio de uma tensão contida e comprimida mediante olhares que convergem em direção a um ponto que não deve ser tragicamente inalcançável, mas conscientemente levado em consideração como um fim para o qual a humanidade deve olhar confiante.
Embora suas figuras possuam maior importância psíquica que espacial na obra "Figura Alegórica", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista estabelece, de um lado, um elo intuitivo entre o movimento e o volume e, de outro, entre o tempo e o espaço.
O artista
Latorre, pseudônimo artístico de José Paulo de Latorre, nasceu em Manduri (SP), em 1959. Iniciou-se na pintura como autodidata em 1974. Nos anos seguintes, trabalhou em Avaré (SP) como artista gráfico, criando marcas, logotipos, publicações, embalagens, ilustrações e catálogos (1976 a 1979).
Bacharel em pintura, escultura e gravura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1982), especializou-se em artes visuais pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Desde 1983 é professor do Centro Universitário de Belas Artes (antiga Faculdade de Belas Artes) nos cursos de bacharelado em artes visuais (desenho e pintura), design gráfico e design de produto.
Em 1981, recebeu o 3º Prêmio no Salão de Artes da Faculdade de Belas Artes, com a obra a "Bola", adquirida pelo então ministro da Cultura; e, em 1982, no mesmo Salão, o 1º Prêmio de Aquisição na categoria de "Pintura".
Em 1990, abriu a Escola de Artes Visuais de São Paulo, destinada ao desenho experimental. Desde 1996, mantém seu próprio ateliê, onde dá cursos de desenho, pintura, escultura, ilustração e projetos gráficos. Participou ainda como jurado no XIX, XXIII e XXIV Salão de Artes de Rio Claro (2001, 2005 e 2006).
Suas obras encontram-se em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações