Compras Públicas Sustentáveis inscrições prorrogadas até sexta-feira
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) prorrogou até sexta-feira, 9/11, as inscrições para o Curso Compras Públicas Sustentáveis. O curso organizado pela Agenda Ambiental da Administração Pública da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), será realizado às terças-feiras, nos dias 13 e 27/11 e 04/12, na sala do ILP, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas na página do ILP no portal da Assembleia.
As compras governamentais mobilizam setores importantes da economia, que se ajustam aos editais de licitação. Nesse sentido, é enorme a responsabilidade do gestor público encarregado de definir quais os produtos necessários à administração pública, assegurando a participação de todos os interessados em oferecê-los, considerando, além do custo final, o seu impacto social e ambiental.
O menor preço não deve ser o único indicador para a escolha do produto a ser adquirido pela administração pública. O impacto ambiental, a redução de resíduos, o consumo eficiente de energia, o uso de recursos naturais não renováveis são fatores a serem considerados. As compras públicas devem abarcar a preocupação com o desenvolvimento sustentável.
O curso será dividido em quatro grandes temas:
" 13/11 " Programa de Contratações Públicas Sustentáveis do Estado de São Paulo. Denize Cavalcanti, da Secretaria do Meio Ambiente
" 27/11 " Compras Sustentáveis na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, prática e resultados em casos concretos. Ricardo Hoenen
" 04/12 " Contratações Públicas Sustentáveis - a importância do assessoramento jurídico ambiental. Teresa Barki e Lilian Castro (AGU)
" Compras Sustentáveis na Alesp - exigências inseridas nos editais. Celso Matsumoto
Para se inscrever, basta acessar o Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), clicar em Instituto do Legislativo " à direita da página " e ir a Atividades. A lista de selecionados sairá na página do ILP, no dia 12/11.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações