Políticas públicas para transportadores de carga são debatidas na Assembleia
09/11/2012 17:30 | Vera Boldrini " Foto: Marco Antônio Cardelino


O 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Demarchi (DEM), recebeu em 9/11 o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB/SP) para debater demandas dos transportadores autônomos de cargas, já que os dois parlamentares integram a bancada que apoia o segmento. Entre os representantes da categoria estiveram presentes os coordenadores nacional e estadual do Movimento União Brasil dos Caminhoneiros, Nelio Botelho e José Carlos Gomes da Silva; e os representantes da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Maurity Oliveira Filho; do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), Pico Pelegrini; e do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais, Luiz Antonio Pereira da Silva.
Redução de ICMS
Aldo Demarchi explicou que está integrado ao movimento que se contrapõe a algumas das normas da nova política federal para o setor, que são consideradas injustas. Demarchi citou como exemplo o problema da obrigatoriedade das horas de descanso, o que vai contra o princípio constitucional da liberdade de ir e vir. "A categoria considera que tem de ser livre sua movimentação, e a escolha dos locais e intervalos de descanso deve ficar a seu critério". Demarchi concluiu afirmando que, embora apoie o trabalho federal que regulamenta a atividade da categoria, também tem projetos relativos à área que estão prontos para ser votados". Entre os projetos estão o PL 403/2003, que isenta de ICMS a aquisição de veículo, por motorista autônomo, com capacidade a partir de 14 toneladas; e o PL 555/2004, que amplia a redução de ICMS (12%) para a aquisição de componentes de veículos necessários para o transporte de carga, como o terceiro eixo, as caçambas basculantes, o baú lonado, as carrocerias e os reboques. "Esses complementos não são acessórios, como compreende a lei, são partes integrantes dos caminhões pois que, sem elas, não há possibilidade do transporte de cargas", explica Demarchi na justificativa do projeto.
MP 582
Já Marquezelli apontou como uma de suas maiores vitórias a edição da Medida Provisória 582, de 20/9/2012, que, assinada pela presidente Dilma Rousseff, reduz o Imposto de Renda do Prestador de Serviço Autônomo de Transporte de Carga. Ele comentou: "Isso significa dizer que a base de cálculo para efeito da tributação do Imposto de Renda, que era de 40%, foi reduzido para 10%. Trata-se de uma histórica conquista do setor, que vinha amargurando esse injusto e pesado ônus verdadeiramente insuportável nos últimos tempos, cuja correção propiciará uma melhora sensível no valor líquido do frete". Ele explicou que conseguiu a edição da MP, por muitos anos considerada impossível, graças à sua insistência na defesa da causa.
Marquezelli citou ainda a questão da parada para descanso, que não pode ser imposta, mas sim deixada a critério do condutor. "Não há as mínimas condições para que sejam feitas as paradas estabelecidas na lei. A jornada estabelecia não é condizente com a realidade do caminhoneiro brasileiro. Além disso, as condições de nossas estradas são precárias, e não há pontos de parada que ofereçam segurança".
O deputado federal informou já ter formalizado pedido de criação de comissão especial na Câmara dos Deputados para tratar da Lei 12.619. "Por isso é importante a criação dos fóruns estaduais. Eles darão suporte às discussões. E, se for preciso, vamos parar mais uma vez o país".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações