Representantes de deputados e de servidores discutem o fortalecimento do Legislativo
14/11/2012 17:11 | Da redação

O fortalecimento e a qualificação do Poder Legislativo foram os pontos essenciais na discussão que servidores, deputados estaduais, senadores e convidados fizeram na manhã do dia 12/11, durante o 1º Encontro de Agentes Legislativos, na sede do Interlegis, em Brasília.
Promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel) e Interlegis (Senado Federal), o encontro contou, em sua abertura, com a presença da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), que parabenizou os organizadores pela iniciativa e disse se sentir confortada com a preocupação dos promotores do evento com a qualificação dos servidores. "Quem coloca a cara a tapa para a população e para a mídia é o parlamentar, mas quem instrumentaliza os parlamentares é o servidor. Somos apenas mandatários. Para que nosso trabalho tenha uma boa fluência precisamos de servidores fortes e bem qualificados, por isso a importância de encontros como este", enfatizou.
Trabalho conjunto
Em seu pronunciamento, o presidente da Fenale, Gaspar Bissolotti Neto, fez um relato histórico, mostrando que a organização do encontro se deve ao resgate de um ofício enviado por sua entidade, em maio de 1997, à Unale propondo uma parceria em busca do fortalecimento do Legislativo perante a opinião pública. Esse resgate foi feito, segundo Bissolotti Neto, durante o último Encontro Nacional da Fenale, em Natal, realizado simultaneamente à Conferência da Unale, quando os dirigentes das duas entidades consideraram de suma importância realizar trabalho conjunto visando uma ação concreta nesse sentido.
O presidente da Fenale elencou, também, algumas das bandeiras defendidas pela federação dos servidores legislativos, entre elas: o aperfeiçoamento profissional por meio da formação e treinamento adequados aos servidores; implementação e atualização constantes no Plano de Cargos, Carreira e Salários; realização de concursos como única forma de ingresso no serviço público; redução da terceirização; ocupação de cargos de confiança, na área administrativa, exclusivamente por servidores de carreira; apoio total à transparência nos órgãos públicos, inclusive nos legislativos, sem, no entanto, ferir a individualidade e a privacidade dos servidores.
Em nome da Unale, o deputado estadual amazonense Wanderley Dallas (PMDB), membro do Conselho Fiscal da entidade, lembrou que o dinamismo social e a grande visibilidade dos atos públicos exigem respostas rápidas às demandas sociais. "Nós, legisladores, temos que responder rápido e adequadamente a estas demandas. Somos o avalista e o fiscal das ações que envolvem a administração pública, não podemos nos limitar a ser reféns dos executivos, quer estaduais, federais ou municipais. Temos sim que fortalecer os servidores para ficarmos também fortes e bem desempenhar o mandato que nos foi confiado pela população", lembrou.
Legislativo e sociedade
Em seguida, o professor Antônio Barbosa, mestre e doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), fez palestra sobre o Legislativo e sociedade na perspectiva histórica do Brasil. Barbosa abriu a palestra enfatizando que a história não está morta no passado porque ajudou a construir a realidade, portanto, faz parte do hoje. Ele leciona nos cursos de pós-graduação da Câmara dos Deputados e do Instituto Legislativo Brasileiro/Senado Federal.
Ao lado do professor Barbosa, abrilhantou o debate, o secretário de Estado do Distrito Federal, Gustavo Ponce de Leon Lago, graduado em História e Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e especializado em Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral.
À tarde, os trabalhos continuaram com palestra proferia pelo professor Mário Fuks, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, sobre mudanças na cultura política. O palestrante fez uma análise de imagem pública das assembleias legislativas, através de pesquisa realizada com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, tendo participado do debate o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Nilton Rodrigues da Paixão Júnior, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e do Conselho Gestor da Confederação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas (Confelegis).
Imagem negativa na mídia
O deputado estadual gaúcho Miki Breier (PSB), que também participou da mesa, disse que a mídia convencional ajuda a promover uma imagem negativa das assembleias em geral, pois não mostra os bons projetos realizados pelos deputados. "Lamentavelmente a maioria dos veículos de comunicação social, por critérios que não cabe aqui e agora questionar, prefere divulgar as más notícias, o que contribui para esta imagem negativa dos parlamentares", lamentou.
Após essas palestras, houve uma plenária entre membros de todas entidades presentes, quando ficou decidida a elaboração de um relatório contendo todas as sugestões apresentadas, que serão analisadas em reuniões a serem convocadas para os próximos meses entre os dirigentes das entidades. O presidente da Unale se comprometeu a levar à diretoria executiva da entidade proposta para que na próxima conferência, a ser realizada em meados do próximo ano, na cidade de Maceió (AL), sejam realizadas reuniões entre deputados e servidores visando colocar em prática estratégias visando ao fortalecimento da imagem dos legislativos estaduais perante a opinião pública.
Joares Ponticelli encerrou o encontro comemorando os bons resultados alcançados. "Sabemos que este é o primeiro encontro, portanto mais provocador e questionador, e que outros trabalhos devem ser realizados. O Parlamento, que é um dos pilares da democracia, precisa se qualificar, e isso vale para parlamentares e servidores", afirmou.
Ponticelli agradeceu a parceria da Fenale, Abel, Interlegis e Senado na realização do encontro. "Com parceiros assim teremos o Poder Legislativo mais forte e, portanto, vamos fortalecer a democracia, fortalecendo e qualificando servidores e parlamentares", justificou.
Haroldo Tajra, Wandderlei Dallas, Ana Amélia Lemos e Gaspar Bissolotti Neto
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações