Deputados participam do lançamento do Programa São Paulo Amigo do Idoso
28/11/2012 19:38 | Vera Boldrini - foto Roberto Navarro



O presidente da Assembleia Legislativa deputado Barros Munhoz, participou, nesta quarta-feira, 28/11, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de lançamento do Programa São Paulo Amigo do Idoso, que propõe investimentos nas áreas como saúde, geração de emprego, lazer e esporte, com investimentos em equipamentos para atividades físicas, centros de ensino e pesquisa, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas com idade acima de 60 anos.
Na visão de Barros Munhoz, o grau de desenvolvimento de uma nação se mede pela atenção dedicada à criança e ao idoso. "Uma boa qualidade de vida à população, com dignidade e felicidade: é isso que nós, políticos, queremos para o povo de São Paulo, ressaltou.
O governador Geraldo Alckmin informou que o programa inclui o trabalho das secretarias da Saúde, de Desenvolvimento Social, de Turismo e Esporte e que, pioneiro, o programa coloca o Estado na vanguarda das iniciativas com a finalidade de criar uma comunidade amiga do idoso, fortalecendo sua importância na sociedade.
Foram anunciados pelo governador o selo São Paulo Amigo do Idoso; a criação de centros de convivência e a possibilidade da captação para o Fundo Estadual do Idoso. "Com este programa, o Estado atende às demandas da população com mais de 60 anos e reafirma seu compromisso em garantir respostas eficazes para as necessidades da sociedade paulista, justificou Rodrigo Garcia, que é secretário estadual de Desenvolvimento Social.
"Com este programa, o Estado atende às demandas da população com mais de 60 anos e reafirma seu compromisso em garantir respostas eficazes e abrangentes para as necessidades da sociedade paulista", disse Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Segundo ele, o centro contribui para a ampliação do conceito de saúde e bem-estar social, um espaço importante para a interação e convivência entre o idoso e sua comunidade.
Recomeço em qualquer idade
Diretora executiva da Fundação Seade, Maria Helena Guimarães de Castro, apresentou dados do censo Demográfico do Idoso, que já representam 11% da população do Estado de São Paulo. Ainda segundo os dados, até 2050, o segmento representará 22% da população mundial. Em São Paulo a expectativa de vida é crescente e já ultrapassa os 75 anos, contra os 73 anos do país. Ela alertou que esse novo perfil populacional pede ações integradas para garantir o envelhecimento ativo para pessoas com mais de 60 anos. Ilustrando a qualidade de vida na terceira idade, o maestro João Carlos Martins apresentou seu testemunho pessoal de que a vida pode recomeçar na idade que quisermos. Em seu caso, ele, que era pianista e perdeu o movimento das mãos, foi estudar regência. Assim, ele se apresenta até em outros países. Nessa ocasião foi acompanhado pelo Quinteto da Fundação Bachiana.
O médico gerontologista Alexandre Kalache, consultor para o governo do Estado no programa São Paulo Amigo do idoso e presidente do Centro Internacional do Envelhecimento no Brasil, alertou a todos sobre o rápido envelhecimento que exige políticas públicas globais para a terceira idade. Segundo o médico, as sociedades terão de se preparar em várias frentes para um mundo que, em 2050, terá o mesmo número de idosos e de jovens.
Entre os deputados estaduais presentes estiveram Estevão Galvão e Aldo Demarchi (DEM), André do Prado (PR), Sebastião Santos (PRB), Samuel Moreira e Mauro Bragato (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações