Reprodução Assistida aprova relatório final
05/12/2012 22:23 | Da Redação Fotos: Mauricio Garcia de Souza


A necessidade de cursos específicos para que médicos possam atuar na área de reprodução assistida, a criação de um cadastro de clínicas aptas a exercer essas atividades e a destinação de mais recursos orçamentários para que o Estado preste um seviço eficiente nesta área foram algumas das sugestões apresentadas no relatório final da CPI da Reprodução Assistida, aprovado nesta quarta-feira, 5/12.
Durante a reunião, parlamentares destacaram ainda o trabalho realizado pelo Hospital Pérola Byington, na capital. "Foi extremamente elucidativo conhecer os serviços do Pérola Byington, que opera com dificuldades mas é um serviço de excelência", afirmou o relator da CPI, deputado Ulysses Tassinari (PV).
"É a mostra de que o poder público pode manter um serviço de qualidade", disse o presidente da CPI, Carlão Pignatari (PSDB). Ele se comprometeu ainda a buscar, junto à relatoria do Orçamento estadual na Assembleia, a destinação de mais recursos para o Pérola Byington, "que tem equipamento subutilizados por falta de recursos".
Ao sugerir que o Conselho Federal de Medicina exija a frequência de cursos de especialização em reprodução humana assistida, a CPI propõe que também sejam ministradas aos médicos, que queiram atuar nesta área, explicações sobre as consequências jurídicas de atendimentos que se desviem de padrões éticos médicos.
Para a comissão, é importante que as clínicas de reprodução assistida, depois de aprovadas pela inspeção sanitária, integrem um cadastro estadual que fique disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde. A CPI pediu ainda uma intensificação na fiscalização dessas clínicas, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária estadual.
A ampliação de recursos para o Hospital Pérola Byington atenderia outra proposta de CPI, no sentido de que essa instituição amplie sua capacidade de atendimento. Os deputados aprovaram ainda a sugestão de que se instalem novos centros de referência da Mulher na capital, no litoral e no interior do Estado, "nos moldes de excelência do Hospital Pérola Byington", segundo o relatório.
A CPI vai encaminhar o relatório a diversas instâncias governamentais, entre elas a Presidência da República, o governo do Estado, a Secretaria de Estado e Ministério da Saúde. Quanto aos documentos que servirão de subsídios para os trabalhos de investigação deverão ser encaminhados ao Ministério Público, ou a outros órgãos competentes para que tomem as devidas providências. Os documentos sigilosos e que são relevantes para as investigações é que poderão ser encaminhados ao Ministério Público, segundo consta da conclusão do documento.
Participaram da reunião que aprovou o relatório final, além do presidente e do relator do CPI, os deputados Ana do Carmo e João Antonio (ambos do PT), Célia Leão (PSDB) e Jooji Hato (PMDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações