Semana da Saúde: orientação para práticas de vida saudável mostra resultados


11/12/2012 22:05 | Da Redação: Oriana Tossani

Compartilhar:

Semana da Saúde na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg120093.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sua 14ª edição, a Semana da Saúde, promovida pela Divisão de Saúde e Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, de 5 a 8/11, já pôde comparar os resultados deste ano com os do ano anterior. Ao obter dados sobre pressão arterial, colesterol, glicemia, obesidade, prática de atividade física, e dar informações sobre prevenção de doenças cardiovasculares e boa nutrição, entre outros, a Divisão de Saúde faz um planejamento para a orientação dos participantes em práticas que melhorem sua condição física.

A Semana tem se firmado como um importante evento oferecido aos funcionários da Alesp, prestadores de serviço e público em geral. A avaliação dos resultados e sua comparação com os anos anteriores oferecem subsídios para a identificação de pontos críticos e o planejamento das ações para o próximo ano.

Segundo Marisa Fernandes Spinardi, Diretora da Divisão de Saúde, a semana mostrou ser um evento definitivamente consolidado na Alesp: "Para a Divisão de Saúde, a Semana não é um evento isolado, e sim de integração dos funcionários aos nossos programas de saúde e uma oportunidade de realização de atividades preventivas abertas a funcionários da Assembleia e para público externo visitante. Além deste enfoque, este evento está integrado no planejamento dos outros programas de qualidade de vida já existentes em nosso ambulatório".

Além dos testes aplicados, a semana promoveu um dia de coleta de sangue, campanha de imunização contra Hepatite B e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), e ainda um cliclo de palestras sobre saúde.

Neste ano, 385 pessoas participaram, dos testes e orientações, e 239 foram vacinadas.



Mais saúde



Como exemplo da adoção de práticas saudáveis, alguns participantes do evento largaram o cigarro: de 32 que se declararam ex-fumantes (19 dos quais servidores da Alesp), sete participaram do Programa de Incentivo ao Abandono do Tabagismo realizado pela Divisão de Saúde (o programa envolve orientação e uso de medicação específica para auxiliar o paciente no processo de largar o hábito do cigarro).



Alguns resultados



Nos grupos que apresentaram hipertensão (138 pessoas), colesterol aumentado (164), alta glicemia ou diabetes (79), 88 já estão em acompanhamento no Programa de Prevenção e Controle do Risco Cardiovascular, e 57 do Programa de Check-up.

Em relação a dados obtidos em 2011, houve melhora no quadro de obesidade: 63% dos participantes de 2012 apresentaram sobrepeso ou obesidade, contra 66,8% do ano anterior. Os números demonstraram, segundo o balanço da Divisão de Saúde, que é preciso concentrar esforços em ações estratégicas de auxílio aos participantes no combate ao sobrepeso e à obesidade, que envolve orientação nutricional e a prática de exercícios.



Outras atividades



Durante os quatro dias do evento, foram realizadas palestras sobre prevenção e diagnóstico do câncer (feita pelo Hospital A.C. Camargo), abordando os temas Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Pele, Tabagismo e Análise Computadorizada da Voz. Além disso, a semana também deu informações dirigidas sobre a Prevenção de Doença Periodontal e sua relação com o risco cardiovascular, Orientação Postural para evitar lesões por esforços repetitivos e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (com a participação de alunos e professores do curso de fisioterapia da USP) e sobre Osteoporose, com apoio do centro de Pesquisa Clínica (CCBR-SP).

alesp