Novos delegados de Polícia são empossados no Palácio dos Bandeirantes
12/12/2012 23:59 | Da Redação: Vera Boldrini Foto: Marco Cardelino



Foram empossados os novos delegados de Polícia de 3ª classe, que preencheram os 134 dos 157 cargos disponíveis. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na manhã de 12/12. Entre autoridades estiveram presentes o governador Geraldo Alckmin, os deputados Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari e Fernando Capez (ambos do PSDB) e Itamar Borges (PMDB), o secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o delegado-geral de Polícia, Luiz Mauricio Blazeck, comandante-geral da PM, Benedito Roberto Meira, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, o delegado-geral-adjunto, Valmir Eduardo Granucci, o diretor da Acadepol, Paulo Afono Bicudo, o diretor do Departamento de Administração da Polícia, Silvio Balangio Júnior, e a presidente da Associação de Delegados de Polícia, Marilda Pansonato Pinheiro.
Após a cerimônia, o presidente da Assembleia declarou que os integrantes do Parlamento estão sempre atentos " como é sua missão e seu dever " na busca de soluções para os principais problemas que afligem a população de São Paulo. Ele considera um grande desafio manter a segurança paulista e acredita que a violência, além de ser uma causa direta da criminalidade, advém de vários fatores como o tráfico de drogas e armas, cujo controle cabe ao governo federal, conforme determina a Constituição. "E a consequência da violência, que são os crimes, cabe ao controle das polícias Civil e Militar, que são estaduais", concluiu.
"A segurança pública ganha energia nova, um time novo numa atividade essencial de polícia judiciária, para fazer a diferença. E quem vai ganhar é a população de São Paulo", disse Alckmin, desejando um bom trabalho aos novos integrantes da corporação. A intenção do governador com a renovação dos cargos na área de segurança é recuperar os melhores índices de segurança do país, trabalhando com a melhor polícia do Brasil a serviço da sociedade.
Líderes de segurança
Para Fernando Grella, não são apenas delegados de Polícia, mas sim autoridades policiais que se destinam a servir a população paulista. Ele explicou que é esse o profissional que, 24 horas por dia, atende a todos em todos os pontos, analisa os fatos e diz se existe relevância para o mundo jurídico. "Vocês são a voz do direito do Estado e atenderão com imparcialidade, interesse e dedicação tudo o que lhes for apresentado. Devem estar sempre prontos a apresentar bons serviços à sociedade", disse.
A cerimônia de posse, na visão de Luiz Blazeck, materializa a inquestionável preocupação do governo do Estado com a segurança pública. Para ele, a missão dos novos profissionais é proteger a sociedade e investigar os crimes, para que seus autores sejam identificados. "Para nós profissionais do direito, o que interessa é o ser humano que necessita de auxílio. Não compete à polícia julgar as pessoas e nem aplicar penas, cabe sim a apuração dos fatos, cabendo sim a demonstração do ilícito penal e a indicação do autor ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.
Fernando Grella disse estar convicto que os empossandos escolheram a carreira por apresentarem vocação.
Cerimonial da posse
Após a leitura da posse e simbolizando a entrega a todos os outros empossados, houve a distribuição de distintivo e carteira profissional aos três primeiros classificados, Edmar Dias Caparroz, Oto de Araujo Júnior e Renato de Oliveira Mazaia, respectivamente 1º, 2º e 3º colocados no concurso de admissão à cerreira.
Caparroz fez o juramento, acompanhado pelos outros formandos: "Juro, na condição de policial civil, respeitar e aplicar a lei na luta contra a criminalidade em prol da Justiça, arriscando a própria vida, se necessário for, na defesa da sociedade e do cidadão".
O primeiro colocado do concurso de admissão, Edmar Dias Caparroz, ao lado do governador Alckmin
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações