Apoio à luta das famílias desapropriadas pelo Metrô


13/12/2012 18:49 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

 Giannazi (2º da esq. à dir.) cobrará, oficialmente, posicionamento do Metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg120185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Audiência pública organizada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL) dia 5/12 na Assembleia Legislativa debateu criticamente o problema pelo qual a população que reside na área a ser desapropriada para a extensão da Linha 5 " Lilás do Metrô passa. Na reunião, representantes dos moradores do entorno da av. Santo Amaro (zona sul da capital) fizeram a denúncia de que o Metrô, além de indenizar as cerca de 40 famílias com um valor insuficiente (R$ 85 mil), vem pressionando para que os grupos remanescentes deixem o local. O Metrô foi convidado a participar da reunião, mas não enviou representantes.

Para o deputado, não há dúvidas de que o Metrô deve explicações sobre essas graves denúncias. Giannazi acrescentou que as pessoas a serem removidas têm de ir para um lugar melhor de onde foram retiradas. "Já há uma perda por deixarem seu referencial de moradia e nada mais justo do que, além de serem indenizadas, que sejam recompensadas por esse trauma", disse Giannazi, que é a favor da ampliação das linhas de transportes públicos por trilhos, desde que feita de forma financeira e socialmente justa com a população diretamente atingida.

Giannazi está agendando uma nova reunião com o presidente do Metrô, acionando o Ministério Público Estadual e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Também providencia um documento com os depoimentos para que seja enviado ao Banco Mundial, um dos agentes financiadores da obra.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp