Setor pesqueiro analisa perspectivas na Fiesp


19/12/2012 20:45 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges e Silvio Romero Coelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2012/fg120425.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Itamar Borges (PMDB), que é presidente da Comissão de Atividades Econômicas, participou da reunião com membros do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (Compesca), na Fiesp, que fizeram uma retrospectiva deste ano e traçaram objetivos para o próximo, sob a coordenação de Roberto Kikuo Imai. Estiveram presentes o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o coordenador-adjunto do Compesca, Hélcio Honda, o diretor comercial da MCassab Foods, Silvio Romero Coelho, outras autoridades e empresários.

"A pesca e a aquicultura nunca tiveram tantos recursos disponíveis. Agora é preciso utilizá-los da melhor forma possível", disse Imai, que ressaltou a importância do programa do Ministério da Pesca e Aquicultura, que prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para a modernização do setor.

Para o coordenador, um dos motivos de entrave à competitividade da indústria do pescado é a cobrança do ICMS, com alíquotas de 7% para peixe e 12% para moluscos e crustáceos.

O Compesca espera poder cooperar no planejamento estratégico que objetiva tornar o setor mais competitivo. O Comitê concentrará esforços em estimular inovação e em mecanismos, como o financiamento para revitalizar a indústria do pescado.

O deputado, que preside também a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Guerra Fiscal, defende a desoneração do ICMS para a indústria do pescado. "Vamos nos empenhar junto a nossos pares para conseguir melhorias, bem como incentivos fiscais para incrementar o desenvolvimento do setor no Estado", finalizou.



itamarborges@al.sp.gov.br

alesp