Comissão da Verdade busca esclarecer violações aos Direitos Humanos




Pioneira no Brasil, comissão trabalha em parceria com a Comissão Nacional da Verdade
A Comissão da Verdade Rubens Paiva, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi instalada em cerimônia ocorrida em 1º/3. Visa colaborar com a Comissão Nacional da Verdade na apuração de graves violações dos Direitos Humanos ocorridas no território do Estado de São Paulo ou praticadas por agentes públicos estaduais, durante o período de 1964 até 1982. É presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT).
Instalada antes da federal, que foi instituída em maio de 2012, a comissão foi batizada em homenagem a Rubens Paiva, que foi um deputado federal (PTB/SP) sequestrado e morto em 1971 por integrantes da repressão política no País. Os fatos acerca de sua prisão é um dos focos da Comissão da Verdade, já que ainda não foram esclarecidos totalmente. Pelo menos 140 casos de mortos e desaparecidos de São Paulo serão analisados pela comissão, que deve funcionar até o meio de 2014.
Compõem a Comissão da Verdade paulista os deputados Marcos Zerbini (PSDB), André Soares (DEM), Ed Thomas (PSB) e Ulysses Tassinari (PV). Os deputados João Paulo Rillo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Estevam Galvão (DEM), Orlando Bolçone (PSB) e Regina Gonçalves (PV) são os membros substitutos da comissão.
No dia 17/10 foi assinado um termo de cooperação entre o grupo estadual e a Comissão Nacional da Verdade. A parceria possibilita a formalização do trabalho conjunto das duas instituições para o esclarecimento dos casos de sequestro, tortura, desaparecimento e morte de centenas de militantes, defensores da liberdade de expressão, ocorridos entre os anos de 1964 e 1985.
Primeiros depoimentos
Em reunião conjunta com a Comissão Nacional da Verdade, no dia 12/11, com participação de Ivan Seixas, do Condepe, e da Comissão Nacional da Verdade, através de seus membros Rosa Maria Cardoso Cunha e Maria Rita Kehl, foram ouvidos depoimentos sobre os casos dos presos políticos Luiz Eurico Tejera Lisboa e Eduardo Leite, o Bacuri.
No dia 29/11, o tema da reunião foi a proposta de tombamento da sede do DOI-Codi, na capital paulista, e seu uso como lugar de memória. O deputado Adriano Diogo informou que o pedido de tombamento está em tramitação no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
O prédio, em setembro de 1969, passou a abrigar, além do DOI-Codi, a Operação Bandeirantes (Oban). Diversas pessoas que lá estiveram presas deram depoimentos emocionados, lembrando as circunstâncias e detalhes das prisões, todas no início da década de 1970, de companheiros também presos e das torturas físicas e psicológicas a que foram submetidos. Falaram também de torturadores e carcereiros, e explanaram sobre a lógica que movia a repressão.
A Comissão da Verdade Rubens Paiva também defende a transformação do antigo prédio da 2ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM) em sua sede. O prédio fica na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 1249. Neste local, muitos presos políticos foram julgados, inclusive o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Atividades em parceria
Uma das primeiras atividades da comissão foi a realização de workshop, em 21/3, para discussão do tema Desafios e Possibilidades, em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Foram palestrantes o sociólogo Eduardo Gonzales Cueva, diretor do programa Verdade e Memória do Centro Internacional para a Justiça de Transição (CIJT) e responsável pela organização e funcionamento da Comissão da Verdade e Reconciliação do Peru e o procurador do Ministério Público federal, Marlon Alberto Weichert.
Entre os dias 14 e 16/6, a comissão, em parceira com o ILP, o Núcleo de Preservação da Memória Política, o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o Arquivo Público do Estado de São Paulo promoveram o seminário O direito à verdade: informação, memória e cidadania. A atividade teve ainda apoio de outras entidades, como o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), do Centro de Documentação e Informação Científica (Cedic) PUC/SP, e do Grupo Tortura Nunca Mais.
No dia de abertura desse evento, o presidente da Comissão da Anistia e secretário nacional da Justiça do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, e o deputado Adriano Diogo assinaram um acordo de cooperação para integrar as atividades dos dois órgãos e promover intercâmbio de trabalho e informações. Pelo acordo, a Comissão da Verdade de São Paulo terá acesso a todos os arquivos relativos às violações de direitos já apuradas pela Comissão da Anistia e passará a também remeter ao órgão do Ministério da Justiça informações produzidas que possam fundamentar a concessão de reparações morais e econômicas às vítimas do Estado de Exceção.
Também em parceria com o ILP, a comissão promoveu entre os dias 30, 31/8 e 1º/9, o seminário Psicanálise, Política e Memória em Tempos Sombrios: Brasil e Argentina. Este evento teve apoio também do Instituto de Psicologia da USP, o Instituto de Estudos sobre Violência do Estado e a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações