Assembleia paulista inicia atividades parlamentares de 2013
01/02/2013 21:07 | Da Redação Dayane Santos Fotos: Roberto Navarro e Márcia Yamamoto


Nesta sexta-feira, 1º/2, a Assembleia Legislativa de São Paulo deu início aos trabalhos parlamentares de 2013, instalando a 3ª sessão legislativa da 17º legislatura do Estado de São Paulo. A abertura foi realizada pelo presidente da Casa, Barros Munhoz, em solenidade que contou com participação de deputados, dos secretários da Casa Civil, Edson Aparecido, e da Justiça, Eloísa Arruda, do procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antonio Roque Citadini, do desembargador Franco de Godoi que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ivan Sartori, e do sub-procurador-geral da Justiça, Arnaldo Hosepian.
O presidente agradeceu o público e os deputados presentes e manifestou indignação em relação às criticas feitas pela imprensa sobre as atividades dos parlamentares. Barros Munhoz ressaltou o trabalho realizado pela Assembleia, como as audiências públicas realizadas para debater antes da aprovação projetos de grande interesse. Destacou as comissões que diariamente analisam contratos e contas do Estado. "A Casa recebe durante o ano secretários estaduais" que apresentam dados de sua gestão.
Segundo o presidente, "quem produz merece respeito" e acrescentou: "O nosso trabalho é representar o povo, somos representantes dos prefeitos, vereadores, dos órgãos e dos sindicatos, daqueles com quem temos permanente contrato".
O parlamentar disse ter orgulho de ser deputado estadual de São Paulo e de presidir pela quarta e última vez a abertura de uma sessão legislativa.
O presidente agradeceu ao vice-presidente da Casa, Celso Giglio (PSDB), por conduzir os trabalhos durante um período de janeiro. "Giglio fez um excelente trabalho, além de conduzir o Poder Legislativo com propriedade e idoneidade.
Resenha
O deputado Jooji Hato (PMDB) leu a resenha das atividades do Executivo paulista em 2012. Em alguns momentos a parceria entre Executivo e Legislativo foi ressaltada.
Entres as áreas mencionadas no documento está a Educação, considerada uma das mais beneficiadas pelo governo, mediante adoção de amplas medidas, que vão do beneficício dos profissionais da área à introdução de iniciativas pedagógicas aos mais de 4 milhões de estudantes distribuídos nas 5 mil escolas da rede pública.
Em seu relatório, o governo cita o aumento pela procura do acesso à cultura, como o crescimento de 12%, comparado a 2001, de visita aos 18 museus sob a responsabildiade da Secretaria da Cultura. Aliado à educação, o Executivo também incentivou a prática esportiva, que recebeu investimentos significativos em 2012, inclusive para as modalidades paraolímpicas. Entre os programas voltados para a área social estão a ampliação do atendimento na Saúde, as parcerias no setor habitacional e a agilidade do Poupatempo, que serviu de exemplo para a melhoria dos serviços do Detran.
O governo também investiu em tecnologia de ponta, capacitação de profissionais e aquisição de armamento e munições, tornando a segurança pública um dos grandes focos de investimento dessa gestão, que, por meio de projetos aprovados pelo Legislativo, melhorou a carreira dos profissionais da segurança.
Em 2012, o Executivo paulista incentivou a adoção de energias alternativas, criando o Plano Paulista de Energia que possibilitou a elaboração do atlas eólico de São Paulo.
O secretário-chefe da Casa Cívil paulista, Edson Aparecido, elogiou o trabalho realizado nos últimos dois anos pela Casa. Segundo o secretário, foram aprovados projetos de enorme relevância na Assembleia, por iniciativa do governo do Estado de São Paulo. Agradeceu também a presença e contribuição das autoridades presentes na solenidade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações