Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Guido Totoli



Guido Totoli alcança em suas obras felizes momentos de sínteses figurativas e expressivas que denotam metas futuras sempre mais árduas e luminosas. Suas cores, algumas usadas com vigor, vibram com uma larga, densa e calorosa pureza. Em sua pintura não existe fratura entre cor e forma, entre subconsciente e realidade visual, pois o seu realismo existencial é perfeitamente orgânico.
O mundo pictórico desse pintor reflete com fidelidade aquele de seus sentimentos e ideias de homem e de artista. Numa tentativa de definição crítica, dizer que esse artista é um realista seria servir-se de uma forma simplista e quase grosseira. Uma coisa é certa, ele não se afasta da realidade nem a deforma de propósito, tanto menos a dissolve no abstrato e no informal, como também dela não se torna escravo.
Contemplando amorosamente a sua realidade, Totoli a condensa em termos, lineamentos e volumes essenciais, revelando assim sua alma poética ou, se preferirmos, o significado cósmico da arte.
No desenrolar desse processo tiveram importância decisiva os contatos do pintor com a natureza brasileira forte e vigorosa e sobretudo o hábitat do homem do interior paulista.
Entretanto, um certo temperamento romântico e angustiante transparece em suas paisagens, que pinta com uma carga de humanismo e provoca, em quem os observa, um contínuo e agradável sentimento.
Nas obras Paisagem Urbana I e II, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Guido Totoli evidência ser possuidor de uma rara medida de equilíbrio entre pensamento e gesto, demonstrando com grande habilidade a força da realidade do ambiente urbano.
O artista
Pintor, escultor e ceramista, Guido Totoli nasceu em Mercato Cilento, na província de Salermo (Itália) no ano de 1937. A partir de 1949 frequenta a escola de arte local e em 1955 segue cursos de desenho, pintura, escultura e cerâmica. Transfere-se para o Brasil em 1958, onde conhece e passa a frequentar os ateliês de Alfredo Volpi, Mario Zanini, Ottone Zorlini, Ângelo Simeoni, Hugo Adami, Arnaldo Ferrari entre outros.
Em 1960, participa de salões oficiais onde recebeu os primeiros prêmios. A partir de 1977 participa de várias exposições em São Paulo e no interior e em 1979, é convidado pelo governo do Estado de São Paulo para ser membro de júri no Salão Paulista de Belas-Artes. Suas obras foram capa de catálogos de inúmeros leilões de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em 1981, foi convidado especial do professor Pietro Maria Bardi para participar da exposição Itália-Brasil, no Museu de Arte de São Paulo. Em 1984 recebeu a medalha de prata do Centro Internacional de Arte Contemporânea de Paris, com sua obra "Paisagem Brasileira".
Seus trabalhos fazem parte de coleções particulares e oficiais do Canadá, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália , Argentina, Brasil, no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações