ILP inicia curso Mulheres: Direitos e Políticas Públicas
22/02/2013 21:45 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Maurício Garcia de Souza












O presidente do Instituto Legislativo Paulista (ILP), Maurílio Maldonado, foi o único homem na composição da mesa que abriu nesta sexta-feira, 22/2, no auditório Paulo Kobayshi o curso Mulheres: Direitos e Políticas Públicas. Junto a ele estavam as deputadas Telma de Souza (PT) e Leci Brandão (PCdoB), Ivete Garcia, representando o deputado Rui Falcão (PT), a palestrante Maria Amélia Teles e a coordenadora do curso Fernanda Matsuda.
Telma de Souza comentou a importância da construção de políticas públicas para serem defendidas: "coube à minha geração e à da Leci construir o início dessas políticas" disse. Continuou falando sobre como agir para acelerar o avanço em que já evoluiram, mas que necessitam de um avanço ainda maior.
Leci Brandão abençoou o público e concordou com a fala de Telma de Souza, dizendo ter testemunhado a ação da deputada em elaborar a Coordenadoria da Mulher. Sendo a única parlamentar negra da Assembleia, Leci diz se orgulhar disso e afirma representar uma grande parte do povo. Elogiou os professores e os assuntos a serem lecionados, qualificando o curso como de alto nível intelectual.
Pediu ainda que as pessoas que estão participando do curso levem essas informações, de forma simples e popular, para as mulheres da periferia que não puderam comparecer por estarem ocupadas em seus ofícios. "O Brasil tem que acabar com uma coisa chamada preconceito" finalizou a parlamentar.
Pela igualdade
A chefe de gabinete da 1° secretaria da Assembleia e militante feminista Ivete Garcia discursou sobre o enriquecimento que o conteúdo desse espaço de informação trará para cada um, produzindo mais oportunidades de igualdade às mulheres no mercado de trabalho. "Onde houve mulheres, houve diferença", disse Ivete.
Fernanda Matsuda contou a história da ONG União de Mulheres, que visa defender os direitos de gênero. Falou dos projetos Promotoras Legais Populares e Trinta Anos de Transversalidade dos Feminismos no Brasil. Prosseguiu discorrendo sobre os temas que serão abordados no curso, citando diversos exemplos de direitos ignorados e violências cometidas contra a mulher, tanto no aspecto físico como psicológico.
Maria Amélia Teles, também integrante do União das Mulheres e escritora do livro Breve História do Feminismo, pediu a todos que se sintam em casa, explicando que a Assembleia é a casa do povo, a casa de cada cidadão. Lembrou de cenários da luta sufragista e da trajetória feminista, resgatando a história desde o século 18. Lembrou da deputada estadual Zuleika Lambert, que foi eleita em 1947 e faleceu em dezembro de 2012 aos 90 anos. De acordo com Amélia, a parlamentar, entre as pioneiras na história no Poder Legislativo paulista, foi perseguida e cassada na ditadura por ser comunista e obrigada viver por muitos anos na Europa.
O curso Mulheres: Direitos e Políticas Públicas seguirá até novembro, com aulas todas as sextas-feiras das 14h as 17h, no autitório do ILP. De acordo com Maurílio Maldonado, o número de vagas foi limitado em 60 por questões de espaço e aproveitamento, embora tenha havido mais de 350 inscrições, o que surpreendeu e alegrou todos os organizadores do evento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações