Coordenadora de agenda ambiental fala de redução de consumo e gastos na administração pública



Em continuidade ao 4º Encontro de Agentes Públicos, nesta quarta-feira, 6/3, a coordenadora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e diretora da Divisão Técnica de Difusão e Projetos de Educação Ambiental, Thais Prado Horta, apresentou um programa de redução de consumo e gastos na administração pública.
Segundo a palestrante, numa economia que ainda se caracteriza por elevado desperdício de recursos, é fundamental a iniciativa de difundir os princípios da gestão ambiental na administração pública, com economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.
Objetivamente o programa de redução é composto pelos seguintes objetivos: combate a todas as formas de desperdício dos bens públicos e recursos naturais; inclusão de critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações públicas; gestão ambiental dos resíduos; formação continuada dos servidores públicos em relação aos aspectos socioambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho; e reacender a ética e a auto-estima dos servidores públicos, principalmente em relação ao atendimento de interesses coletivos.
A A3P teve início no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 1999, e pode ser considerado um marco com papel estratégico na revisão dos padrões de produção, consumo e adoção de novos referenciais de sustentabilidade socioambiental no âmbito da administração pública.
O MMA lançou, em 2001, o programa da A3P, para sensibilizar os gestores públicos sobre a necessidade da implantação da cultura contra o desperdício e de respeito às questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. O A3P propõe e implementa um processo de gestão ambientalmente saudável das atividades administrativas e operacionais do Estado, com a adoção de tecnologias ecoeficientes e limpas, que poupem matéria prima, energia e recicle seus resíduos.
Segundo Thais, o A3P chegou a São Paulo através de um plano de adesão com o MMA. Na cidade, é aplicado o projeto de gestão ambiental. A agenda vem desde 2005, na gestão de Serra: o prefeito Kassab herdou o programa junto com a gestão da cidade. Para manter a agenda em funcionamento, em 2010, o prefeito reiterou o compromisso, que deverá ser mantido até 2015, independente dos prefeitos eleitos.
Caso Martinelli
Desenvolveu-se no Edifício Martinelli, localizado no centro, onde funcionam duas secretarias e duas empresas municipais, programa onde o condomínio do prédio trabalha de forma integrada com as comissões de funcionários daqueles espaços públicos. Há controle do uso de água e de energia com destinação de resíduos. Para isso, foram implantados no prédio equipamentos economizadores. Isso redundou em economia representativa: na prática, a economia de água é igual ao volume de 20 piscinas olímpicas. Se aplicado em escala municipal, o programa trará uma grande economia nos gastos da administração pública, diminuindo encargos a serem arcados pelos munícipes, além de representar uma revolução de hábito, comportamento e cultura dos funcionários públicos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações