Ministro da Educação defende o sistema de cotas e enaltece a educação no Brasil
11/03/2013 22:02 | Da Redação: Luciana Podiesi Fotos: Vera Massaro








O ministro da Educação Aloizio Mercadante participou nesta segunda-feira, 11/3, de audiência pública organizada pela Comissão de Educação e Cultura, presidida pela deputada Leci Brandão (PCdoB), para falar sobre a educação no Brasil e o acesso à universidade pelo sistema de cotas. Defensor desse sistema de ingresso às universidades públicas, o ministro lembrou que o acesso à educação universitária aumentou sensivelmente nos últimos anos. Para os presentes, é preciso acabar com o preconceito de que os alunos que ingressam nas universidades públicas pelo sistema de cotas não aproveitam o curso.
Ao falar sobre a educação no Brasil, o ministro descreveu um quadro altamente positivo, com facilidade no acesso à informação, incentivo tecnológico e investimento para o aperfeiçoamento de professores e melhoria de edificações, inclusive, para os alunos que moram no campo, com acesso a transporte escolar.
Desde cedo
Mercadante afirmou que a educação e a cultura devem começar na creche e na pré-escola. "Crianças que vão à creche têm desempenho melhor que aquelas que não usam esse sistema educacional. É na idade de zero a três anos que a criança assimila conceitos e se prepara para vida." Para ampliar o número de matrículas em creches, o governo federal tem priorizado a construção e abertura de novas vagas diminuindo a burocracia e fornecendo ao município a opção de escolas pré-moldadas.
O ministro ratificou que educação e cultura são sinônimos de sucesso para qualquer país. Inclusive, para conquistar, ampliar e solidificar a imagem do Brasil no mercado financeiro mundial, o governo federal lançou programas de incentivo ao aprendizado de outros idiomas, programas de capacitação profissional e ampliação de cursos no exterior, como o Ciências sem Fronteiras, que beneficiou mais de 100 mil estudantes de universidades federais.
Aloizio Mercadante destacou que o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) é o segundo maior exame do planeta e significa um passaporte para o ensino superior. "O sistema de correção do Enem é eficiente e democrático", assegurou. Mercadante lembrou que ter uma boa colocação no Enem é ter acesso garantido no ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada ), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e no Ciências sem Fronteiras.
Críticas a programa paulista
Parlamentares e representantes dos movimentos estudantis criticaram o sistema de cotas apresentado pelo governo paulista, o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp) que prevê que parte de 50% das vagas em universidades públicas deve ser preenchida por políticas para atrair os bons alunos da rede pública de ensino e que a outra parte seria preenchida por candidatos que passariam por um curso semipresencial de dois anos, o chamado "college" (em alusão ao sistema norte-americano). Esses candidatos seriam selecionados por meio de suas notas no Enem ou Saresp. Só após serem aprovados com média de 70% nesses dois anos de "college", os alunos poderiam ingressar nas universidades estaduais.
Para debater o Pimesp (programa de cotas de São Paulo), a Comissão de Educação e Cultura realiza nesta quarta-feira, 13/3, às 17h, audiência pública sobre o tema, na Assembleia Legislativa paulista.
Compuseram a mesa de debates os deputados Leci Brandão, Alencar Santana, Edinho Silva, Adriano Diogo (todos do PT), Olimpio Gomes (PDT), Soraya Smailli, reitora da Unifesp, e o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações