Museu de Arte - Irma Zerbinati


Irma Zerbinati: um mundo de magia e de verdade criado por uma atmosfera límpida e poética
A obra de Irma Zerbinati está impregnada de um realismo precioso e primaveril, resultando numa atmosfera límpida e poética, de profunda pureza. Deve-se salientar que essa atmosfera poética foi alcançada não através da ingenuidade, mas de trabalho e de consciência técnica.
A artista deseja colher de sua terra de origem aquela imagem interior fechada no âmago de seu coração, o mito. Aqui nasce, de fato, a descoberta de uma luminosa paisagem brasileira.
Por detrás de uma aparência formal que apaga o olhar e suspende por um instante o prosseguir da descoberta, sobre o limite que divide a ilustração e a intuição, sua pintura consegue colher, numa síntese daquele mundo poético, os pontos focais através dos quais se desenvolvem aquelas dimensões originais e íntimas que a compõem.
Sua luz, por exemplo, seus tons, suas linhas abrem e impostam a atmosfera, o sentido mágico de uma narração que advém através de mínimos particulares, quase obsessivos. É de se destacar o paciente trabalho de recuperação do detalhe naturalístico, o fascínio de uma artista cuja medida estética é dada pela sua capacidade de construir sobre esse terreno um mundo de magia e de verdade.
Na obra "A Cachoeira de São Tomé das Letras", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, não há dúvida que, à luz da realidade aparece claramente uma magia interior que podemos classificar como o mito de uma terra não somente amada, mas sobretudo compreendida e reconstruída através de seus íntimos componentes poéticos, repletos de espaço, luz e cor.
A artista
Irma Detini Zerbinati nasceu em Piacatu, Estado de São Paulo. Iniciou sua carreira em 1988 em Osasco. Nos anos de 1990 e 1991, estudou desenho e pintura na Escola de Artes Cesar Antônio Salvi, em Osasco. Entre 1993 e 1994, estudou no Atelier Vênus, com o professor Anizio Forte.
Além de pintar, ministra aulas de pintura em óleo sobre tela, em seu ateliê, onde conta atualmente com vários alunos. Catalogada no dicionário Artes Plásticas Brasil " 97, de Julio Louzada. Inscrita no New Circle International Art Miami (Flórida, EUA). É voluntária no Lar São José Leonard Chechire Sociedade Beneficente, Unidade 1.
Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Galeria Haya, Osasco (1991); Mulheres nas Artes, Osasco Plaza Shopping (1995); Dia Internacional da Mulher, Espaço Cultural Grande Otelo, Osasco; Caminho das Cores, Clube Cobraseixos, Osasco (1996); Caminho das Cores, Conservatório Villa-Lobos, Campus da FITO, Osasco (1997); Caminho das Cores, Espaço Cultural Grande Otelo, Osasco (1998); "Dois Pincéis e um Buquê de Emoções", Teatro Municipal de Osasco, SP (1999); Caminho das Cores, Centro de Eventos Pedro
Bortolosso, Osasco (2001-2002).
Esteve presente nas seguintes exposições no exterior: Holyday Inn Hotel, Hollywood, EUA; Hilton Hotel, Dania, Flórida, EUA; Salón Santa Maria, Buenos Aires, Argentina (1996); Howard Johnson Hotel, Geórgia, Atlanta, EUA (1997).
Recebeu inúmeros prêmios, medalhas de bronze, prata e menções honrosas nos Estados Unidos, Peru, Barueri e São Paulo e possui obras em inúmeras coleções particulares no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações